Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Serviços de Urgência do CHO voltam a ter várias limitações entre este domingo e o próximo sábado

CHO logo

O Serviço Nacional de Saúde vai ter esta semana 38 unidades com urgências a funcionar com limitações devido à falta de médicos que assegurem as escalas de serviço, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado este sábado à noite pela Direção Executiva do SNS.

Numa mensagem de Natal publicada hoje nas redes sociais, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu as dificuldades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas manifestou-se confiante, referindo que “graças à dedicação e competência dos seus profissionais” o SNS é um porto seguro. O ministro agradeceu aos profissionais do SNS e às diferentes instituições do Ministério da Saúde que vão passar o Natal a trabalhar para “garantir que aqueles que necessitarem de cuidados de saúde têm no SNS uma resposta à medida das suas necessidades”.

Em relação aos três hospitais do SNS na região Oeste – Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras – as limitações dos respectivos Serviços de Urgência são as seguintes:

No Hospital das Caldas da Rainha não haverá ginecologia/obstetrícia entre os dias 25 (segunda) e 30 (sábado), e os doentes têm à disposição o Hospital de Santarém, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. A pediatria não vai funcionar nos dias 25 (segunda) e 30 (sexta), a cirurgia geral hoje, dia 30, e na noite de segunda-feira, e a ortopedia durante a noite de hoje. Nos três casos, os doentes são encaminhados para o SUMC – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Torres Vedras e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Por sua vez, o SUMC de Torres Vedras tem constrangimentos ao nível da pediatria (hoje e segunda-feira, bem como durante a noite de 26, 27, 28, 29 e 30 – referência é o Hospital das Caldas da Rainha), ortopedia (hoje durante a noite – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – CHULC, inclui São José, Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa) e medicina interna (durante a noite de 26/terça e 28/quinta - recurso a qualquer um destes hospitais).

O serviço de urgência básica do Hospital de Peniche terá limitações hoje à noite e todo o dia de segunda-feira, sendo a referência o SUMC de Caldas da Rainha e o SUMC de Torres Vedras.

Texto: ALVORADA com agência Lusa.