Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Três municípios do Oeste recebem Bandeira Verde das ‘Autarquias + Familiarmente Responsáveis’

OAFM

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes que premeiam as ‘Autarquias + Familiarmente Responsáveis’ decorreu hoje em Coimbra e distinguiu 108 autarquias por políticas amigas das famílias, entre as quais três da região Oeste. São elas: Alenquer (promoção do envelhecimento activo; ofertas desportivas, de espectáculos ou de prática desportiva de iniciativa municipal, gratuitas; iniciativas de promoção da convivência intergeracional); Arruda dos Vinhos (apoio à saúde das famílias através da comparticipação em tratamentos oftalmológicos realizados em instituições locais; programa de apoio a famílias imigrantes; e cartão de família numerosa); e Torres Vedras (gabinete de apoio jurídico para todas as famílias; banco de puericultura; e devolução do IRS às famílias munícipes).

Na cerimónia, Vitória Salvado, coordenadora do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), sublinha que “o galardão deste ano reforça duas grandes questões que pesam muito nas famílias e para as quais o Governo central não tem sabido dar resposta: a sobrecarga dos cuidadores informais e a sobrecarga dos impostos sobre as famílias, sobretudo as mais numerosas”. De acordo com o comunicado enviado ao ALVORADA, a distinção 'Medida + Inovadora' registou a candidatura válida de 78 autarquias. As áreas de intervenção preponderantes dirigem-se à saúde, habitação e apoios básicos de proximidade às pessoas mais carenciadas. Anunciada pelo OAFR em Janeiro deste ano 2023, a eleição da 'Medida +Inovadora' pretende distinguir os municípios que se antecipam e inovam na resposta às maiores dificuldades sentidas pelas famílias.

O Observatório foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para promover e premiar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar, realizando um vasto inquérito nacional e atribuindo anualmente as Bandeiras Verdes das Autarquias +Familiarmente Responsáveis. Tendo como Mecenas Principal a Fundação Millennium BCP, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

No ano em que celebra 15 anos de actividade, o OAFR registou o maior número de participantes no inquérito - 149 municípios - que traduz uma auscultação de 48% das 308 autarquias nacionais. Este ano, 16 municípios são estreantes na distinção de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’. Há 15 anos consecutivos a serem distinguidas por políticas amigas das famílias destaca-se o Município de Torres Vedras. Dos 149 municípios que participaram no inquérito do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, 128 (86%) disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias; 124 (83%) Tarifa Social da Água e 115 (77%) IMI Familiar.

Texto: ALVORADA com comunicado da OAFR