Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Municípios de Alenquer e Peniche e Freguesia de Ferrel galardoados com a marca ‘Entidade Empregadora Inclusiva’

povoa de varzim marca entidade empregadora inclusiva

O Município de Peniche recebeu o certificado de ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023’, numa cerimónia que teve lugar no Museu da Electricidade, em Lisboa. Na mesma cerimónia, a Freguesia de Ferrel, foi distinguida pela primeira vez com este galardão, tendo sido uma das três freguesias premiadas em todo o país. A iniciativa é promovida de dois em dois anos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade penichense informa que desde 2017 que é galardoada com este prémio destinado a empregadores dos sectores públicos, privado, cooperativo e da economia social. Esta distinção tem como objectivo distinguir os empregadores que promovam a contratação no domínio de um mercado aberto inclusivo e a implementação de boas práticas no recrutamento, desenvolvimento progressão da carreira, ao nível das acessibilidades e do serviço e relação com a comunidade.

Naquela que foi a quarta edição deste prémio, o Município de Peniche recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na eliminação de barreiras e da promoção de integração social, no âmbito do combate às desigualdades e na promoção da inclusão, nas edições dos biénios de 2017/2019, 2019/2023 e agora 2023/2024.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Peniche, Ana Rita Petinga, que esteve presente na cerimónia em representação da edilidade, “receber esta distinção é fantástico, é o reconhecimento público da prática de medidas inclusivas através das quais esta autarquia pauta a sua actuação e que foi, desde o início, uma preocupação para todos nós. Este reconhecimento é um grande motivo de orgulho, porque acaba por dizer-nos que o rumo traçado é o correcto. Deixo também os parabéns à Freguesia de Ferrel pelo trabalho desenvolvido neste âmbito. É um passo importante para Ferrel e um exemplo para as outras freguesias do concelho, do Oeste e do país".

Já para o presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, em comunicado enviado ao ALVORADA, “a inclusão de profissionais, a criação de condições de acessibilidades e a valorização e criação de condições para a população com necessidades especiais deve ser uma missão colectiva da comunidade”. “É dever cumprido!” e “é também motivo de orgulho para todos nós", afirma Pedro Barata, que informa que se trata do reconhecimento do trabalho feito nos últimos dois anos. WC’s adaptados, Acessibilidades de edifícios, Sinalética Braille, 1,25 KM de passeios pedonais e a profissionalização de mais de 10 profissionais.

O autarca agradece publicamente o apoio de Zita Pinto, IEFP - Instituto do Emprego de da Formação Profissional, IP. “Mais do que fotografias fortuitas com pormenores insignificantes que não melhoram a vida das comunidades, é importante que as políticas públicas que produzimos se reflitam na vida das comunidades e sejam comprovadas com métricas reconhecidas. Não são frases, são factos. Obrigado a todos quantos nos apoiam e a todos os que connosco trabalham”, conclui Pedro Barata.

Na região Oeste foi também reconhecido o Município de Alenquer.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMP