Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras financia 20 projetos

CM Torres Vedras

Remodelações do serviço de pediatria da unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste foi um dos 20 projectos vencedores do Orçamento Participativo de 2023 deste município, que vão ser apresentados na quinta-feira. Orçado em 43.700 euros, o projecto de remodelação de equipamentos e salas do serviço de pediatria da unidade hospitalar torriense do SNS para tornar o espaço mais acolhedor foi um dos vencedores na categoria de ‘Projecto Supra Freguesia’.

Na mesma categoria, ganhou o projecto de aquisição de uma viatura equipada com motosserra, enxadas, pás e roçadora, para apoio à limpeza e conservação de espaços públicos e privados no litoral do concelho, orçado em 50 mil euros.

Os vencedores do ‘Projecto para a Freguesia’ (um por freguesia) foram a aquisição de uma viatura, com plataforma elevatória para transporte de utentes em cadeira de rodas, para a Associação de Solidariedade Social e Acção Social, na Ponte do Rol (19.800 euros), a melhoria do espaço exterior da escola de primeiro ciclo de Santa Cruz (7.000 euros), na Silveira, e a requalificação do parque infantil e criação do parque intergeracional na antiga escola da Freixofeira, no Turcifal (19.972 euros).

Ganharam, em São Pedro da Cadeira, o projecto para a construção de uma cozinha no Centro Cultural e Recreativo ‘Os Pescadores de Cambelas’ (19.945 euros), em Santa Maria, São Pedro e Matacães ganhou a reparação do pavimento do pavilhão desportivo do Sporting Clube de Torres (19.680 euros), no Ramalhal, a requalificação do telhado do edifício do Centro Social do Ameal (19.999 euros) e, na Ventosa, a criação de sombras e de equipamentos no exterior do Centro Educativo (18.139 euros).

A reabilitação do telhado da Associação de Caçadores ‘Os EMES do Oeste’ (19.961 euros), na freguesia de Maxial e Monte Redondo, o restauro do suporte do sino e do sistema de som da Capela de Arruda e Sendieira (11.420 euros), na Freiria, a aquisição de viatura para transporte de idosos da Associação de Socorros da Carvoeira (20.000 euros), a transformação do ringue da associação do Furadouro em campo multidesportivo e a pintura do edifício (20.000 euros), em Dois Portos e Runa, a reabilitação da cobertura do pavilhão gimnodesportivo do Outeiro da Cabeça (19.876 euros), em Campelos e Outeiro da Cabeça e o restauro da torre sineira da Igreja da Maceira (18.871 euros), em A-dos-Cunhados e Maceira, foram também vencedores.

Na categoria de ‘Ideia Jovem’, os mais votados foram os projectos para a aquisição de equipamento para ginástica no Sporting de Torres (10.000 euros) e para a Associação Física de Torres Vedras (9.470 euros) para incentivar a prática desportiva nas Actividades de Enriquecimento Curricular do primeiro ciclo.

A construção e recuperação de telheiros no Externato de Penafirme (9.779 euros), a aquisição de instrumentos de percussão para o grupo Torres Bombos (4.767 euros) e o projecto de recolha e compilação de memórias das gentes do Ramalhal (8.799 euros) foram também vencedores na categoria.

Na edição deste ano, foram apresentadas 80 propostas, das quais 65 estiveram em votação durante o mês de Outubro: 17 para Projectos Supra Freguesia, 38 para Projectos para a Freguesia e 10 para a Ideia Jovem (este último por jovens entre os 14 e os 17 anos). Foram apurados 11.473 votos válidos exercidos por 8.656 cidadãos residentes no concelho, através do ‘site’ (516), por mensagem de telemóvel (7.602) e nas juntas de freguesia (3.355). O Orçamento Participativo de 2023 é de 420 mil euros, sendo cada Projecto Supra Freguesia financiado até 50 mil euros, o Projecto para a Freguesia até 20 mil euros e a Ideia Jovem até 10 mil euros, de acordo com o respectivo regulamento.

Texto: ALVORADA com agência Lusa