Câmara Municipal de Óbidos investe 500 mil euros em terreno para edifício multisserviços
- Oeste
- 27/10/2023 22:53
A Câmara Municipal de Óbidos adquiriu, por quase meio milhão euros, dois lotes de terreno que permitem arrancar em 2024 com a construção do novo edifício multisserviços, que deverá ficar concluído no final do ano seguinte, anunciou hoje a autarquia. “Espera-se que os lotes adquiridos sejam intervencionados já em 2024, estando previsto entrar em funcionamento ao público em 2025, ou início de 2026”, informou a edilidade, após a celebração da escritura da compra dos terrenos onde será construído o novo edifício multisserviços municipal.
Os dois lotes, onde no passado funcionou uma instituição bancária, na Estrada Nacional 8, próximo da entrada da vila, foram adquiridos por 494 mil euros, um “investimento muito importante para a comunidade”, considerou o presidente da autarquia, o social-democrata Filipe Daniel, citado numa nota de imprensa.
No local será construído um edifício multisserviços, orçado em 1,5 milhões de euros e que irá “promover a acessibilidade aos cidadãos em geral e aos cidadãos com mobilidade condicionada, em particular, eliminando barreiras arquitectónicas no acesso aos organismos da administração pública que realizam atendimento e recebam público”, afirmou o autarca. No novo edifício ficarão centralizados a loja do cidadão, os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e um ‘wellcome center e check in’ (centro de boas vindas e recepção geral dos turistas) para todas as unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Protecção da Muralha. No espaço ficará também instalada a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
Esta iniciativa insere-se na estratégia de reabilitação urbana, de mobilidade suave e de desenvolvimento e implementação de projectos de modernização administrativa que está a ser desenvolvida pelo município. O edifício multisserviços ficará localizado junto à Praça da Criatividade, um investimento de 3,1 milhões de euros que requalificou a zona do antigo quartel dos bombeiros e que a autarquia prevê inaugurar até ao final deste ano. A área conta com espaços privados (restaurante) e espaços públicos onde a autarquia pretende promover “experiências imersivas como uma viagem de bateira [barcos tradicionais da Lagoa de Óbidos] simulada em 5D.