Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

7,2 milhões de euros investidos em projectos na faixa costeira do Oeste em 16 anos

GAL Oeste Costeiro

Nos três quadros comunitários de apoio, entre 2007 e 2023, foram investidos em projectos na costa Oeste pelos diversos Grupos de Acção Local (GAL), cerca de 7,2 milhões de euros, foi revelado numa sessão realizada na ESTM pelo GAL Oeste Costeiro, cuja reportagem pode ser lida na edição impressa do ALVORADA à venda nas bancas.

No primeiro GAL no Oeste, entre 2007/13, gerido pela ADEPE e abrangendo seis municípios e 15 entidades parceiras, foram investidos 2,9 milhões de euros em 48 operações. No período 2014/23, foram constituídos dois GAL: Pesca Oeste gerido pela ADEPE e ecoMar gerido pela Ecocoast: o primeiro envolveu cinco concelhos e 22 entidades parceiras, tendo realizado 39 operações e investido 2,7 milhões de euros de dinheiro público. O segundo, apenas com os Municípios da Lourinhã e de Torres Vedras, contou com o apoio de 37 entidades e realizou 18 operações que permitiram um apoio financeiro de 1,6 milhões de euros.

Neste quadro comunitário volta a existir um só GAL na costa Oeste, envolvendo 38 entidades públicas e privadas dos mais diversos segmentos (locais, regionais e nacionais) para os sete concelhos costeiros que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. O principal objectivo passa pela implementação de uma estratégia de desenvolvimento local que potencie a nossa região para um desenvolvimento azul sustentável. Fruto da união dos anteriores dois GAL, o órgão de gestão do GAL Oeste Costeiro é liderado pela ADEPE e conta ainda com a Agência Ecocoast e Associação Leader Oeste, abrangendo os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras.

Os concelhos do litoral da região Oeste têm disponíveis 2,5 milhões de euros (ME) para financiar projectos ligados ao mar, anunciou hoje a entidade gestora desses fundos comunitários. A autoridade que gere o Programa Mar2030 aprovou a candidatura do Grupo de Acção Local (GAL) Oeste Costeiro, que passa a contar com 2,5 milhões de euros para a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das zonas costeiras da região Oeste, até 2027.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)