Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Paimogo e Porto Dinheiro acolhem almoços organizados pelo ‘chef’ João Rodrigues com convidados especiais

Joao Rodrigues

O Forte de Paimogo vai ser palco este sábado de um almoço inserido na iniciativa ‘Residência - Pelo País de Ponto a Ponto’, do ‘chef’ João Rodrigues, distinguido ‘Chefe Cozinheiro do Ano em 2007’. O concelho da Lourinhã foi escolhido para esta iniciativa na região Oeste, que vai contar com a participação do ‘chef’ espanhol Aitor Arregi do Restaurante Elkano, distinguido pelo guia Michelin com uma estrela, onde cozinhará para dezenas de pessoas. Segundo refere o Município da Lourinhã num comunicado enviado ao ALVORADA, “numa grelha ao ar livre, onde o peixe e o marisco serão estrelas, Aitor Arregi traz ao nosso concelho a experiência deste restaurante basco, conhecido como ‘a catedral do peixe’, que ocupa o 22.º lugar na lista do ‘The World's 50 Best Restaurants’”. Este evento gastronómico terá ainda a colaboração de João Rodrigues e de Jael Martins, do restaurante ‘Tasca do Joel’ de Peniche.

Já no domingo, o almoço vai decorrer na Praia de Porto Dinheiro, num formato de ‘street food’. Na praia, os pescadores irão cozinhar uma caldeirada. A João Rodrigues juntar-se-ão Ricardo Raimundo, formador da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, o lourinhanense Gil Fernandes, ‘chef’ do Restaurante Fortaleza do Guincho, também detentor de uma estrela Michelin, e João Simões, do Restaurante Casta 85, em Alenquer. A edilidade lourinhanense alerta que neste dia o trânsito e o estacionamento na Praia de Paimogo estarão condicionados.

Esta iniciativa insere-se no 'Projecto Matéria', um projecto sem fins lucrativos desenvolvido pelo ‘chef’ João Rodrigues, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. O roteiro arrancou em Janeiro em Boticas (Trás-os-Montes), tendo passado ainda por Melgaço (Minho), Tabuaço (Porto e Douro), Manteigas (Beira Alta), Idanha-a-Nova (Beira Baixa), Figueira da Foz (Beira Litoral) e Santarém (Ribatejo). O 'Projecto Matéria' é financiado pelo Turismo de Portugal e conta com o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco.

As inscrições para os almoços deste fim-de-semana no concelho da Lourinhã estão abertas e funcionam para os dois dias de forma independente, podendo ser obtidas mais informações no site da organização em www.residenciajr.pt.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Tiago Miranda