Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã celebrou 215º aniversário da Batalha do Vimeiro

homenagem batalha do vimeiro II

Teve lugar esta manhã as comemorações oficiais do 215º Aniversário da Batalha do Vimeiro, que decorreram junto ao monumento evocativo com a presença de militares do Exército e de recriadores da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, comandados por Vasco Belchior. A instituição castrense foi liderada pelo vice-chefe do Estado Maior do Exército, tenente-general Francisco Ferreira de Sousa, tendo estado representada por um pelotão do Batalhão de Infantaria Pesada da Brigada Mecanizada, um terno de clarins do Destacamento de Coimbra da Fanfarra do Exército, para além do apoio de uma equipa sanitária da Escola de Armas e de efectivos do Centro de Audiovisuais, meios comandados pelo aspirante Francisco Jardinheiro Lopes.

O Município da Lourinhã, organizador da cerimónia, esteve representado pelo presidente do executivo João Duarte Carvalho e pela vereadora Carla Custódio, tendo também marcado presença o presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, a par da Junta de Freguesia do Vimeiro, pelo presidente do executivo Rui Santos. A Associação Napoleónica Portuguesa voltou a associar-se à comemoração da efeméride com o presidente José Faria e Silva. A prece em memória dos militares tombados nesta batalha foi proferida pelo capelão do Exército, capitão José Ferreira da Costa.

Na ocasião foram entregues duas distinções pelo Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro - diploma-amigo - à Sociedade Histórica Britânica de Portugal e à vimeirense Ana Maria Martins pelo contributo em torno da divulgação e preservação do legado da Batalha do Vimeiro. Na ocasião foi ainda proferida uma breve palestra sobre este conflito que opôs tropas anglo-portuguesas ao invasor francês pelo coronel de Infantaria, comando Américo Henriques. Posteriormente seguiu-se uma homenagem no cemitério local pelo grupo de reconstituição histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro - que representa o Regimento de Infantaria 19 - a três sócios-fundadores já falecidos: Joaquim Loureiro, Eduardo Jorge e Fernando Rodrigues.

cadeira do rei II

O programa terminou já nas instalações do CIBV onde foi inaugurada a Mostra Expositiva Temporária ‘A Cadeira do Rei’, que evoca a inauguração do monumento comemorativo do centenário da Batalha do Vimeiro e que contou com a presença do Rei D. Manuel II, onde o destaque vai para a cadeira que o monarca utilizou durante a cerimónia. Foi ainda partilhado por todos um bolo de aniversário representando o monumento evocativo da batalha. 

Tal como é tradição, o programa comemorativo iniciou-se com uma missa evocativa em memória dos combatentes que decorreu na Igreja de São Miguel, no Vimeiro.

Texto: ALVORADA
Fotografias: Paulo Ribeiro/ALVORADA