Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque da Lourinhã recebe fósseis do mais antigo dinossauro da Europa com 200 milhões de anos

Plateosaurus Bergen

O Dino Parque da Lourinhã vai acolher o mais antigo dinossauro da Europa e um dos mais antigos, o que sucede pela primeira vez em Portugal. Trata-se de uma coleção de mais de uma centena de fósseis originais de Plateosaurus, que vão estar pela primeira vez em território nacional, provenientes da Suíça, para serem estudados e preparados no laboratório do parque temático lourinhanense localizado no Pinhal Municipal dos Camarnais.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Dino Parque informa que os visitantes poderão acompanhar esse trabalho científico em tempo real. “Será uma rara, mas também extraordinária oportunidade de compreender a vida e o tempo destes dinossauros”, afiança a instituição.

O Plateosaurus é um dos primeiros dinossauros da Europa, com mais de 200 milhões de anos, e que viveu no período Triássico na Europa Central, Alemanha e Suíça. Considerado um antepassado dos saurópodes, os dinossauros gigantes de cauda e pescoço compridos, que aparecem mais tarde, no Jurássico, e cujos fósseis são tão abundantes no concelho da Lourinhã. O Plateosaurus tinha um tamanho que variava entre os cinco e os oito metros com exemplares maiores que poderiam atingir os 10 metros.

“A vinda destes fósseis para o Dino Parque da Lourinhã é a prova da crescente aplicação de recursos financeiros e humanos da parte do parque, um contributo importante para o desenvolvimento e a afirmação da ciência, em concreto da paleontologia portuguesa no mundo”, sublinha o Dino Parque. Segundo Simão Mateus, diretor científico, “este é um projeto que traz a Portugal fósseis únicos e esperamos contar com os nossos voluntários e alunos de mestrado. Queremos que a comunidade nos ajude a preparar os fósseis, a montá-los numa exposição e, ainda, contribuir para fazer novas formas de Paleoarte”.

O laboratório do Dino Parque permite que os visitantes possam ver o trabalho dos paleontólogos ao vivo, no local onde estes são preparados e estudados. Este processo de investigação deverá demorar até dois anos para dar resultados, altura em que será montada uma exposição inédita destes fósseis em Portugal.

O Dino Parque Lourinhã, fruto do seu trabalho no âmbito da paleontologia, tem desenvolvido projetos de colaboração com várias instituições nacionais e internacionais, desde museus, parques de dinossauros estrangeiros e universidades. Neste projeto específico estarão representados Frick Saurier Museum (Suiça), o Dino Park Münchehagen (Alemanha), o GEAL -Museu da Lourinhã, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

O Dino Parque da Lourinhã já recebeu 1.150.000 visitantes desde a sua Abertura, estando aberto ao público das 10h00 às 19h00, sendo a última entrada até às 17h30. Mais informações podem ser encontradas no site www.dinoparque.pt ou obtidas através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou do contacto telefónico 261 243 160. Sendo a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com 10 hectares, o Dino Parque Lourinhã é composto por seis percursos diferentes que permitem aos visitantes observar quase 200 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitaram o Planeta Terra há 450 milhões de anos. Reconhecido com diferentes prémios, entre eles o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria Parques Temáticos pelo quinto ano consecutivo, e a distinção dos Travellers Choice Awards da Trip Advisor pelo terceiro ano consecutivo, foi finalista do Prémio Nacional de Turismo (PNT) em 2022, na categoria Turismo Sustentável, e recentemente vencedor do Prémio Melhor Parque Temático 2022 na primeir edição dos Odisseias Awards.

Inaugurado em fevereiro de 2018, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã é o maior museu ao ar livre do nosso país e da Europa, tanto em área expositiva, como em dimensão. Com quase 200 modelos de animais à escala real, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos através de seis percursos distintos: Paleozoico e Triásico, Jurássico, Cretácico, Monstros Marinhos e Idade do Gelo.

O Dino Parque é propriedade da PDL, que também assegura a sua gestão, tendo parcerias com o Município da Lourinhã e com o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, entidade responsável pela coleção apresentada no espaço museológico, com espólio do Museu da Lourinhã, onde se podem conhecer os achados de dinossauros provenientes da região e um laboratório que permite aos visitantes observar a preparação de fósseis.

Texto: ALVORADA com comunicado do DPL.