Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Quercus: praias da Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão novamente distinguidas com ‘Qualidade de Ouro’

quercus bandeira qulidade ouro 2020

As praias da Peralta (Atalaia), Porto Dinheiro e Valmitão (Ribamar) foram distinguidas este ano com ‘Qualidade de Ouro’ pela associação ambientalista Quercus que classificou 393 praias portuguesas como tendo 'Qualidade de Ouro', menos 47 do que na época balnear do ano passado, com a região norte a registar a maior queda no número de praias galardoadas.

Em comunicado, a Quercus revela que, das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição, com todas as regiões do país a registarem uma diminuição no número de praias distinguidas.

Verifica-se uma forte descida na atribuição do galardão nas águas balneares costeiras”, menos 32 praias, e “as águas balneares interiores registaram uma diminuição de 16 praias”, refere a Quercus.

A região Norte é a que registou uma “maior queda” e a região do Tejo e Oeste a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).

Nas zonas costeiras tiveram a classificação de 'Qualidade de Ouro' 45 praias dos Açores, 32 da Madeira, 74 do Tejo e Oeste, 47 no norte, 84 do Algarve, 24 do centro e 21 do Alentejo.

Nas zonas do interior foram galardoadas 24 do Tejo e Oeste, 14 no norte, 14 do centro e quatro do Alentejo.

Na costa Oeste foram distinguidas 39 praias: Alcobaça (5): São Martinho do Porto, Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, e Polvoeira; Caldas da Rainha (2): Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar; Lourinhã (3): Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão; Nazaré (2): Nazaré e Salgado; Óbidos (3): Bom Sucesso, Praia D'el Rei e Rei do Cortiço; Peniche (11): Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal-Campismo, Consolação, Consolação Norte, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão-Supertubos, Peniche de Cima, Porto da Areia Sul e São Bernardino; Torres Vedras (13): Foz do Sizandro-Mar, Amanhã (Santa Cruz), Azul, Centro (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Formosa, Mirante (Santa Cruz), Navio, Pisão (Santa Cruz), Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul.

A Quercus tinha atribuído no ano passado, em 2022, a bandeira de 'Qualidade de Ouro' a 440 zonas balneares portuguesas, o maior número de sempre, sendo na altura mais 47 praias do que no ano anterior (2021), exatamente o mesmo número que agora baixou.

O galardão 'Praia com Qualidade de Ouro' distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com 'Qualidade de Ouro', a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água 'excelente' na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)