Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Museu da Lourinhã expõe o primeiro espinossauro português a partir desta terça-feira

iberospinus natarioi

A exposição ‘Iberospinus natarioi’ está disponível a partir desta terça-feira no Museu da Lourinhã e pode ser visitada até 22 de Junho. Em exibição está o primeiro e, até ao momento, único esqueleto conhecido desta espécie de espinossauro.

Trata-se de um dinossauro carnívoro, que viveu há cerca de 125 milhões de anos, no Cretácico, e teria entre 6 e 8 metros de comprimento. O seu nome significa “espinho ibérico” e homenageia Carlos Natário. Este espécime pertence à colecção do Museu da Lourinhã.

Descoberto no Cabo Espichel em 1999; escavado de 2004 a 2008 e posteriormente em 2020, por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa, foi sobretudo preparado e conservado pelo Museu da Lourinhã. O artigo ‘A new theropod dinosaur from the Early Cretaceous (Barremian) of Cabo Espichel, Portugal: Implications for spinosaurid evolution’, publicado em 2022, tem como autores Octávio Mateus e Dario Estraviz-López, investigadores da NOVA School of Science and Technology (FCT-NOVA) e do Museu da Lourinhã, que nele descrevem os ossos, entre eles a mandíbula, uma garra e dentes deste novo animal para a ciência.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a instituição lourinhanense revela que esta exposição resulta do projecto ‘BaryPT’, da FCT-NOVA e do Museu da Lourinhã, que foi financiado pelo Dino Parque Lourinhã, em colaboração com o Pingo Doce, através das receitas da iniciativa Superanimais 3. “Trata-se de uma exposição com um design inesperado, pois apresenta os ossos enquadrados por molduras antigas, remetendo para as paredes de uma galeria de arte”.

Patente ao público está ainda um modelo e uma ilustração do paleoartista Victor Carvalho. Este artista foi galardoado com o mais prestigiado prémio de Paleoarte do mundo, o ‘Lanzendorf-National Geographic paleoart prize’, na categoria de ‘Best Scientific Illustration’ no ano de 2021.

A visita à exposição ‘Iberospinus natarioi’ encontra-se incluída na visita ao Museu da Lourinhã, e os ingressos são de 2 euros para crianças e 4 para adultos, com descontos para estudantes, seniores, grupos e menores de 6 anos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados