Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mau tempo: concelho da Lourinhã regista ocorrências que não afectaram o normal funcionamento do quotidiano das pessoas e serviços

mautempolnhdez22 1dr

Na sequência das condições meteorológicas adversas que se têm sentido nos últimos dias, no concelho da Lourinhã registaram-se algumas ocorrências que não afectaram o normal funcionamento do quotidiano das pessoas e serviços, nomeadamente deslizamentos de terras, escorrência de lamas para a estrada e algumas habitações devolutas em risco de colapso extremo que decorrente da precipitação intensa sofreram degradação, despendendo material para a via pública, em Ribamar e na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira.

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Lourinhã (SMPCL), em estreita articulação com os diversos serviços municipais, Juntas de Freguesia e agentes locais de protecção civil (Bombeiros e GNR), encontra-se no terreno a acompanhar em permanência os locais historicamente vulneráveis e repondo em simultâneo a normalidade bem como corrigindo algumas situações que não garantiam o correcto escoamento de águas pluviais para a precipitação com os índices de intensidade registados.

Segundo revelou ao ALVORADA o coordenador municipal do SMPCL, foi pedido aos agricultores que adoptassem boas práticas de gestão agrícola na óptica do escoamento de águas pluviais “no sentido de minimizar os efeitos de arrastamento de lamas para as estradas municipais e nacionais”.

Para Daniel Neves, tendo em conta as situações previstas e as ocorrências registadas, “grande parte das consequências diminutas devem-se ao grande esforço desenvolvido pelas obras municipais e da Divisão de Águas e Ambiente no sentido de melhorar a eficiência da drenagem de águas pluviais em zonas definidas como críticas no centro histórico da Lourinhã em permanente articulação com a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia”.

Decorrente das condições meteorológicas adversas, nomeadamente precipitação, vento forte e agitação marítima, a Câmara Municipal da Lourinhã procedeu ontem ao corte temporário de trânsito na Rua 21 de Agosto, na freguesia do Vimeiro, junto ao posto de abastecimento da Repsol.

Segundo a autarquia, esta medida teve por objectivo “minimizar o risco de acidente rodoviário para os utentes da via, decorrente de um eventual transbordo da linha de água”.

Tendo em conta a continuidade do aviso referente às condições meteorológicas adversas, a autarquia apela “à adopção de medidas de autoprotecção, evitando comportamentos de risco”.

mautempolnhdez22 2dr

Por outro lado, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, António Matos, referiu também ao ALVORADA que no nosso concelho a corporação não registou ocorrências de maior preocupação.

Até ao momento contabilizam-se vários acontecimentos relacionados com a formação de lençóis de água nas estradas municipais e nacionais, procedendo à remoção de detritos e lamas, fazendo ainda a respectiva lavagem das vias, para garantir condições de segurança aos utentes.

A pedido do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, os Bombeiros Voluntários da Lourinhã foram solicitados para Algés, no concelho de Oeiras, onde dois elementos estão no terreno desde ontem de manhã a auxiliar aquele município que sofreu várias cheias devido à forte chuva que tem caído. Para o local levaram motobombas e um gerador.

Texto: Sofia de Medeiros/ALVORADA
Fotografias: SMPCL