Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Espanha: Município da Lourinhã participou no primeiro evento do projecto ‘Work On’

workonespanhadr

15 jovens do distrito de Lisboa participaram entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, no projecto ‘Work On’ onde vivenciarem uma experiência transnacional com vista à valorização da Europa, ao conhecimento da sua história e identidade, dos programas de mobilidade, formação e emprego.

Coube ao Município da Lourinhã, - enquanto parceiro do projecto - em colaboração com o município espanhol de Bétera e com a fundação europeia Finnovaregio, levar os jovens a esta localidade espanhola. A comitiva foi recebida na Câmara Municipal de Bétera, onde os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, assistir à apresentação do projecto, visitar empresas locais com grande impacto na economia e na empregabilidade da região, conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade e assistir à Grande Entrada dos Mouros e Cristãos de Bétera, um evento que celebra a chegada dos mouros e cristãos à localidade.

Entre 28 e 30 de Outubro, será a vez de outro grupo de jovens vir conhecer a Lourinhã, tendo o município já programadas várias actividades.

O projecto ‘Work On visa dar aos quase 400 participantes um conhecimento mais profundo da Europa, de modo a aproximar a história, políticas e programas europeus dos cidadãos. Esta iniciativa visa ainda reduzir a taxa de desemprego nos municípios parceiros, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades aos seus habitantes, sensibilizando para a cidadania e abordando questões europeias.

O projecto fornece também uma visão geral das consequências sobre o desemprego jovem devido à pandemia e serve ainda de guia de boas práticas, tanto para os municípios parceiros como para os outros países da União Europeia, pretendendo estabelecer alianças, abordar questões de interesse e reforçar o sentimento de cidadania europeia.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados