Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã participa na Semana Europeia da Mobilidade

cml

A Câmara Municipal da Lourinhã voltou a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade. Até esta quinta-feira, dia 22, realiza-se a 21º edição desta iniciativa, cujo tema deste ano, ‘Melhores Ligações’, procura fomentar sinergias entre pessoas e lugares, aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade activa.

Neste âmbito, o Município da Lourinhã está a promover, entre os dias 19 e 22 de Setembro, a oferta de sacos de pano com garrafa de água e brindes promocionais da autarquia para os alunos que utilizam a bicicleta e se deslocam para a escola. Para amanhã está agendada a divulgação nas redes sociais da exposição ‘Concurso de fotografia - Eu e a minha Bicicleta’.

Anualmente de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

Os grandes objectivos da Semana Europeia da Mobilidade são encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)