Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Município da Lourinhã promove projecto arqueológico em São Lourenço dos Francos

saolourencofrancospr

Um projecto arqueológico em São Lourenço dos Francos encontra-se a ser desenvolvido pelo município da Lourinhã, o qual ocorrerá no local contíguo à igreja e cemitério de S. Lourenço dos Francos, na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira.

O projecto procurará, em primeira instância, avaliar o potencial arqueológico e patrimonial do sítio e, no essencial, possibilitar a valorização e promoção deste local arqueológico. Terá uma duração de três anos (2022, 2023 e 2024) e contará com a participação de alunos de diversas universidades em Portugal e outros interessados.

Segundo revelou a autarquia lourinhanense em comunicado, os dados até agora recolhidos permitem, em parte, concluir que se trata de um sítio arqueológico, o qual, provavelmente, recuará até à época romana.

Os trabalhos de arqueologia a realizar passam por uma escavação arqueológica, inventário, classificação e desenho de artefactos e materiais arqueológicos, implementação das novas tecnologias da informação em Sistemas de Informação Geográfica e fotogrametria, modelos digitais de estruturas e artefactos, entre outros procedimentos e atividades.

Em cada campanha anual de escavação, com duração de cerca de quatro semanas, decorrerão visitas ao local, workshops e actividades diversas, uma vez por semana, dirigidas à população. Nestas visitas, os participantes poderão ficar a conhecer melhor a Arqueologia, enquanto ciência que estuda as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas, os seus métodos e objectivos, as novidades arqueológicas e o esclarecimento de questões sobre o património e o sítio arqueológico em si.

Deste modo, será realizada uma sessão aberta à comunidade para apresentação do projecto, no próximo dia 13 de Julho, pelas 21h00, na Associação Cultural e Social da Marteleira. Nos dias 15, 20 e 27 de Julho, das 10h00 às 13h00 estarão abertas à comunidade visitas à Escavação Arqueológica.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)