Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo decorre na Lourinhã a 23 e 24 de Maio

feiraempregoformacaoempreendedorismo2022

Está agendado para os dias 23 e 24 de Maio, na vila da Lourinhã, a primeira Feira do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo, organizada pela autarquia, no edifício dos antigos Paços do Concelho.

Dirigido a toda a população activa, em especial, a pessoas que estejam em situação de desemprego, este evento pretende dinamizar o emprego local, apoiar o tecido empresarial e o ecossistema empreendedor local, bem como divulgar a oferta formativa do concelho.

Estarão presentes entidades empregadoras da Lourinhã, como as Forças Armadas, a GNR e os Bombeiros e entidades formadoras.

As sessões decorrerão no edifício dos antigos Paços do Concelho, mas também no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. No caso do primeiro, contará, em permanência e durante ambos os dias, com dois gabinetes municipais de apoio: o Gabinete de Inserção Profissional e o espaço Startup Lourinhã, incubadora de empresas do município da Lourinhã. Naquele edifício, irão ainda decorrer sessões de formação sobre ‘Procura Activa de Emprego’, com os temas ‘Como elaborar um CV’, ‘Linkedin’, ‘Como responder a um anúncio’, ‘A tua marca’, ‘Gestão de expectativas’, ‘Comportamento em Entrevista’, ‘Voluntariado, uma mais-valia no CV’, ‘Emprego Público’, ‘Ser Exército’ e ‘Rede Eures’. Estas acções são destinadas, em exclusivo, aos utentes convocados pelo Centro de Emprego de Torres Vedras

No auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, haverá várias sessões abertas ao público em geral:

- 23 de Maio (14h00): ‘Apresentação de Formação Financiada’ - entidade formadora AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste);

- 23 de Maio (15h00): ‘Gestão de Tempo’ - entidade formadora ‘Feijão’;

- 23 de Maio (16h00): ‘Comunicação Assertiva - A Arte de Bem Comunicar’ - entidade formadora ‘Feijão’;

- 23 de Maio (17h00): ‘Motivação Pessoal’ - entidade formadora ‘Feijão’;

- 24 de Maio (11h00): ‘Escolher uma profissão: o que queres ser quando cresceres’ - entidade formadora ‘Saber Transmitir’;

- 24 de Maio (16h00) ‘A Formação-Acção como motor de desenvolvimento das PMEs’ - entidade formadora ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste).

Esta última acção destina-se às empresas com actividade enquadrável no sector do turismo, como a hotelaria, restauração, organização de eventos, agências de viagens, comércio e serviços, para falar de intervenção gratuita para as empresas, composta por horas de consultoria e horas de formação.

Nos dois dias, ao final da tarde, haverá webinares, com os seguintes temas:

- 23 de Maio (17h00): ‘Como constituir uma empresa’ (ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste);

- 23 de Maio (19h00): ‘Apoios, Candidaturas e Programas de Financiamento na área do Turismo (Turismo de Portugal)’;

- 23 de Maio (21h00): ‘Microcrédito e ADN Startup’ (AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste);

- 24 de Maio (17h00): ‘Medidas de Apoio à Contratação’ (IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional);

- 24 de Maio (19h00): ‘Plano de Negócios para a criação do próprio emprego’ (ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã);

- 24 de Maio (21h00): ‘Empreendedorismo e Profissões de Futuro’ (Startup Lourinhã).

Os interessados deverão inscrever-se através do Portal do Munícipe.

Para além disso e de forma a envolver as escolas e prepará-las para o novo mercado de trabalho, vai decorrer, no dia 24 de Maio, pelas 09h20, um webinar dinamizado pela empresa Science4you, que irá abordar o desenvolvimento de competências, com uma sessão designada ‘Experienciar para Aprender’.

Este evento será ainda uma forma de apresentar o requalificado edifício dos antigos Paços do Concelho, um espaço que irá ter uma nova dinâmica, vocacionada para o empreendedorismo e a empregabilidade, onde irá funcionar o Gabinete de Inserção Profissional, o Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã e a incubadora de empresas Startup Lourinhã. A reabertura ao público está prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Mais informações sobre a Feira do Emprego, Formação e do Empreendedorismo, podem ser consultadas  no Portal do Munícipe.

Texto: ALVORADA