Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Faz hoje dois anos que a Lourinhã registou o primeiro caso de SARS-CoV-2

covid19 M

Foi a 25 de Março de 2020 que o concelho da Lourinhã registou o primeiro caso de um doente infectado pela Covid-19. A situação clínica envolveu um homem que veio do estrangeiro e que esteve, na altura, em quarentena domiciliária na freguesia do Vimeiro, depois de ter sido confirmado pelo laboratório que estava infectado com o vírus SARS-CoV-2.

Nesse dia, o relatório da situação epidemiológica divulgado pelo Município da Lourinhã dava conta ainda da existência de nove pessoas em vigilância activa, ou seja, que por terem contacto directo com um doente infectado foram obrigados pela Direcção-Geral da Saúde a ficarem em confinamento obrigatório nas suas residências.

Dois anos depois, e segundo dados divulgados pela Autoridade de Saúde Local que se reportam a 2 de Março, o concelho contabilizava 6.977 casos confirmados de Covid-19, registando-se 743 casos activos.

Como o ALVORADA já tinha noticiado anteriormente, os dados da Autoridade de Saúde Local sobre a pandemia de Covid-19 no nosso concelho, divulgados publicamente pelo Município da Lourinhã, restringiram-se, desde Fevereiro, apenas ao número total de casos confirmados e o número de casos activos.

Num comunicado enviado pela edilidade ao nosso jornal, a justificação para esta nova abordagem na divulgação dos dados da pandemia prende-se com o facto de que, segundo a entidade tutelada pela Direcção-Geral da Saúde, “serão aqueles que são passíveis de actualizar periodicamente”. Contudo, desde o dia 2 de Março que a informação não é actualizada.

Texto: ALVORADA