Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro no TOP 10 do Prémio Nacional de Turismo

CIBV 2

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) ficou no TOP 10 do Prémio Nacional de Turismo (PNT), na categoria ‘Turismo Inclusivo’, com o projecto ‘Percurso Pedestre - Batalha do Vimeiro 1808’.

Este percurso foi reabilitado e adaptado em 2020, através da colocação de placas interpretativas em duas línguas, com relevos braille e com altura adequada a cadeiras de rodas, tendo ainda sido concluído o  rebaixamento de lancis e a marcação de lugares de estacionamento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. O investimento decorreu de uma candidatura que o Município da Lourinhã realizou junto do Turismo de Portugal, concretamente através da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia revela que, para além destas intervenções, “vão ser implementados três painéis de pintura mural alusivos, estatuária e a criação de uma aplicação multimédia, elementos que enriquecerão a experiência do turista”.

Na categoria ‘Turismo Inclusivo’, o vencedor foi o projecto ‘AccessTUR’, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio do Turismo do Centro e das Comunidades Intermunicipais da região, de entre as quais a Comunidade Intermunicipal do Oeste. O município da Lourinhã participa no projecto ‘AccessTUR Centro de Portugal’ e, através do mesmo, foi desenvolvido um kit de informação multiformato para a Mostra de Arte Pública de Moledo, associado à temática do amor de D. Pedro e D. Inês, um dos eixos da Estratégia para o Turismo da Lourinhã 2019-2027.

O kit integra textos em escrita simples, conteúdos áudio com audiodescrição, braille, relevos, escrita simples e pictogramas. Para além disso, foi também oferecido ao município da Lourinhã o Pack Ensino.

Também o Dino Parque Lourinhã, maior parque temático em Portugal com modelos de dinossauros, ficou no TOP 5 do Prémio Nacional de Turismo, na categoria ‘Turismo Autêntico’.

O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do BPI e Expresso, que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP e o apoio técnico da Delloite, enquanto Knowldege Partner.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)