Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourambi lança projecto de monitorização ambiental do Rio Grande e do Rio do Toxofal

guardarioslourinha

A Lourambi irá iniciar, no próximo mês de Outubro, um projecto de monitorização e melhoramento de cerca de 14 troços (7 quilómetros) do Rio Grande e do Rio do Toxofal. Trata-se de um projecto “extremamente pertinente”, derivado “aos problemas de degradação ambiental dos nossos cursos fluviais e que pretende incluir a população na educação e sensibilização ambiental sobre a conservação dos Recursos Hídricos”, explica Simão Quintans, presidente da Lourambi.

Segundo a associação ambiental, esta iniciativa terá como base a participação de voluntários, “os nossos Guarda-Rios”, com a disponibilização de um mini-curso de formação de monitor de rio apoiado pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pela empresa Águas do Tejo Atlântico, totalmente gratuito. Neste sentido, estão abertas inscrições para os voluntários em https://forms.gle/7LRNTYLBoP7UC9zC7.

O 'Guarda-Rios Lourinhã' pretende monitorizar a qualidade da água e da galeria ripícola de 14 troços (7 quilómetros) no Rio Grande e no Rio do Toxofal e até ao final de 2022 realizar acções de melhoramento em cada troço, nomeadamente reflorestação, limpeza e retirada de espécies invasoras.

Texto: ALVORADA