Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Comemorações do 213º aniversário da Batalha do Vimeiro decorrem a 21 e 22 de Agosto

213aniversariobatalhavimeiro

O 213º aniversário da Batalha do Vimeiro será assinalado nos próximos dias 21 e 22 de Agosto, numa organização do Município da Lourinhã, em conjunto com a Junta de Freguesia do Vimeiro e com a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV). Nestes dias serão dinamizadas várias actividades comemorativas para todos os públicos.

No dia 21, sábado, terá lugar a missa evocativa pelas 9h30, na Igreja de São Miguel do Vimeiro, a que se seguirá, pelas 11h00, a cerimónia de homenagem aos combatentes da Batalha do Vimeiro, em colaboração com o Exército Português. Esta cerimónia será transmitida em ‘live streaming’ na página de Facebook do Município da Lourinhã.

Entre as 15h00 e as 18h00, terá lugar a recriação de um acampamento militar do período das Invasões Francesas pelo Grupo de Recriação Histórica da AMBV, com lições sobre a vida militar e ofícios à época, também transmitido via ‘streaming’ entre as 16h00 e as 17h00.

Às 19h00 e às 21h00 será exibido o documentário ‘A Primeira Linha de Wellington’ do realizador Paulo César Fajardo, na Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro. 

No dia 22, domingo, voltará a ter lugar a recriação do acampamento militar, entre as 11h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00 e, uma vez mais, haverá transmissão em ‘live streaming’ entre as 16h00 e as 17h00.

Às 21h00, na Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro terá lugar o concerto pelo grupo Albaluna, um grupo com características multidisciplinares numa fusão entre música, poesia e dança. 

Tendo em conta as medidas impostas pela Direcção Geral de Saúde, dado o actual contexto de pandemia, os lugares para o documentário e concerto são limitados. Os bilhetes são gratuitos e serão disponibilizados, a partir do dia 13, na A.C.R Vimeiro e no Posto de Turismo da Lourinhã. 

Estas actividades enquadram-se no âmbito da Estratégica para o Turismo da Lourinhã, em que um dos eixos da aposta é o Turismo Militar, através da preservação, salvaguarda e activação do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro e da promoção da marca ‘Batalha do Vimeiro 1808’.