Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã disponibiliza equipamentos informáticos e pacote de ferramentas pedagógicas para alunos do concelho

papaletras

Com o objectivo de apoiar as famílias que, eventualmente, possam não ser contempladas com equipamentos informáticos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, o Município da Lourinhã procedeu à aquisição de 90 computadores portáteis, a somar aos 50 já cedidos aos Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo ainda adquirido 50 dispositivos de internet móvel, 80 webcams e licenças da Escola Virtual da Porto Editora, para crianças da educação pré-escolar (5 e 6 anos), alunos do ensino básico, educadores e professores, com a respectiva formação.

A disponibilização dos equipamentos aos alunos será feita a título de empréstimo e a gestão da sua entrega ficará a cargo dos Agrupamentos de Escolas, pelo que todas as solicitações deverão ser reencaminhadas para aquelas entidades.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia refere que, para além dos equipamentos informáticos, os técnicos do ‘Programa Aluno ao Centro’ procederam à adaptação e restruturação dos conteúdos e das intervenções para o regresso às aulas em regime não presencial, de forma a continuar a trabalhar com os alunos competências sócio emocionais, promoção da leitura e da escrita, métodos e técnicas de estudo e software ensino-aprendizagem. Foram ainda criados conteúdos, que irão ser distribuídos pelos alunos, estando disponíveis em formato digital, no centro de recursos, em www.cm-lourinha.pt/centro-de-recursos.

Em articulação com as animadoras socioculturais, “será ainda desenvolvido um trabalho de promoção e organização do estudo e de desenvolvimento de actividades lúdico expressivas, nos tempos não lectivos para os alunos que se encontram na escola de acolhimento”.

Surgiu também a iniciativa Todos@Ligados, com o objectivo de promover momentos de partilha e de conhecimento, sobre diferentes temas, através da interação de alunos, pais, encarregados de educação, professores e educadores, “resultado da determinação do município em envolver de forma directa e expressiva toda a comunidade educativa”. Todos@Ligados terá transmissão no Facebook do município, todas as quartas-feiras, às 16h30. Os eventos serão divulgados nos meios de comunicação da autarquia.

Recorde-se que na próxima segunda-feira, dia 8, iniciam-se as aulas online para os alunos das escolas públicas, uma das medidas de combate à Covid-19 em Portugal, implementadas a 28 de Janeiro, com a renovação do Estado de Emergência.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados