Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lourinhã: vencedores dos Prémios Literários do Festival Literário ‘Livros a Oeste’

LivrosOeste2019 1

A cerimónia de entrega dos Prémios Literários, integrada na edição do Festival Literário ‘Livros a Oeste’ decorreu este ano em formato 'online', no passado dia 14, sem anúncio prévio e convite à comunicação social. A iniciativa ‘Livros a Oeste’ é realizada e organizada desde 2012, pela Câmara Municipal da Lourinhã, no qual os livros e as leituras estão no centro das atenções. Ao longo do evento, há actividades culturais para todas as idades, que conjugam conversas com autores, apresentação de livros e outras formas de expressão cultural.

Em 2015, foi criado o Prémio Literário, integrado neste festival, que visa promover a escrita e premiar, anualmente, contos inéditos em português, escritos por alunos que frequentem escolas de Municípios do Oeste (Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos).

Este prémio divide-se nas categorias ‘Alunos do 3º Ciclo’ e ‘Alunos do Secundário’, com valores pecuniários de 200 euros para o 1º prémio, 100 euros para o 2º prémio e 50 euros para o 3º prémio.

Este ano, o Município da Lourinhã recebeu mais de 60 textos/contos, subordinados ao tema da edição, ‘Pegadas no Tempo’. Na categoria ‘Alunos do 3º Ciclo’, foram vencedores os seguintes alunos: 1º lugar - Mateus de Oliveira Simões, sob o pseudónimo Édipo da Escola EB 2/3 Dom Luís de Ataíde em Peniche; 2º lugar - Francisco Barros Santos, pseudónimo Mário Gomes da Escola EB 2/3 Dr. João das Regras, na Lourinhã; 3º lugar - Francisco Matias Batista Carvalho Sampaio, com o pseudónimo Lorenzo Von Matterhorn, da Escola EB 2/3 Dr. João das Regras, na Lourinhã.

Na categoria ‘Alunos do Secundário’, foram vencedores os seguintes alunos: 1º lugar - Diana Melo de Oliveira, adoptou o pseudónimo Bárbara Miguel, frequenta a Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na Lourinhã; 2º lugar - Vasco Moreira Santos Souto da Cruz, participou sob o pseudónimo Artur Átila, da Escola Secundária de Peniche; 3º lugar - Marta Miguel Antunes Simão, com o pseudónimo Sofia Alexandra da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na Lourinhã.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município da Lourinhã aforma congratular-se pela participação dos alunos das escolas do concelho e deixa os parabéns a vencedores e a participantes.

Texto: ALVORADA