Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: sete casos activos na Casa de Acolhimento da Areia Branca da Casa Pia de Lisboa

covid 19 6

Afinal são sete os casos activos de Covid-19 na Casa de Acolhimento da Areia Branca da Casa Pia de Lisboa, três jovens e quatro funcionários, segundo informou ao ALVORADA João Louro, director do Centro Cultural Casapiano. O surto pandémico na estrutura desta instituição no concelho da Lourinhã, de acordo com os primeiros dados avançados pelo município, com base nos dados da Autoridade de Saúde Local, dava conta de 15 jovens e seis funcionários infectados e os restantes três utentes e sete funcionários testaram negativo.

Ainda segundo João Louro, o CED - Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Catarina - ao qual pertence a Casa de Acolhimento da Areia Branca - tem activo um Plano de Contingência e Comunicação. “Neste sentido, desde a primeira hora, a direcção do CED, em articulação com a Autoridade de Saúde Local e com a Protecção Civil da Lourinhã, assegurou todos os procedimentos que constam identificados no plano, com a consequente reorganização dos espaços, circuitos, procedimentos e disponibilização de equipamentos de protecção individuais completos”, revela ainda o responsável.

A Casa Pia de Lisboa realça que, neste processo, “foi ainda crucial a intervenção ‘in loco’ e imediata de equipas conjuntas da Protecção Civil da Lourinhã e da Autoridade de Saúde Local”.

Recorde-se que o concelho da Lourinhã regista presentemente três surtos de Covid-19, dois em lares de idosos e um no espaço residencial de acolhimento de Jovens da Casa Pia.

O maior surto, com 66 infectados, foi detetado no lar e unidade de cuidados continuados do Complexo de Santa Bárbara. Na instituição foram testadas 153 pessoas, das quais 66 tiveram teste positivo ao novo coronavírus, sendo 42 utentes e 24 profissionais.

Na Casa de Repouso Vila Loba, na Lourinhã, foram testadas 46 pessoas, estando 35 com teste positivo, das quais 26 são utentes e nove são funcionários.

Um outro surto, com sete casos positivos (dois utentes e cinco funcionários), surgiu no Lar do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros, onde foram testadas 82 pessoas.

Já no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, de um total de 111 que fizeram teste ao vírus SARS-CoV-2, surgiram três infectados: um utente, que veio a falecer, e duas funcionárias.

De acordo com os últimos dados da Delegação de Saúde Local, há actualmente 208 casos activos, de um total de 762 casos confirmados desde o início da pandemia, tendo falecido 15 pessoas e recuperado da infecção 539 lourinhanenses.

Texto: ALVORADA