Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: 50 casos activos no concelho da Lourinhã relacionados com dois surtos

covid19 M

Os 50 casos activos de Covid-19 no concelho da Lourinhã, o valor mais alto de sempre desde que teve início a pandemia no nosso país, devem-se, sobretudo, a dois surtos que estão a ser acompanhados pelas autoridades. Segundo referiu ao ALVORADA a Câmara Municipal da Lourinhã, um dos casos envolve uma comunidade familiar alargada e o surto teve início no passado dia 28 de Outubro, com 13 pessoas positivas em “comunidade familiar alargada (coabitantes e não coabitantes), tendo origem em cerimónia religiosa (noutro concelho) e com transmissão aos outros indivíduos após convívio familiar”. No rastreio epidemiológico foram referenciadas 40 pessoas que foram colocadas em vigilância activa pela Autoridade Local de Saúde e determinado ainda o seu confinamento obrigatório e testagem. Até este domingo tinham sido já testados 40 pessoas, tendo os resultados revelado 13 positivos e 27 negativos. “Nesta acção estiveram envolvidos o SMPC - Serviço Municipal de Protecção Civil, nomeadamente, na identificação dos indivíduos, condições de habitação, separação dos casos positivos dos negativos, e na ajuda à entrega de alimentos, produtos de higiene, medicação, em articulação com os serviços sociais do Município da Lourinhã, Autoridade de Saúde e Guarda Nacional Republicana na vigilância do cumprimento do confinamento. O surto ainda está activo, mas com cinco casos já curados”, informa o vereador João Serra.

O outro surto activo de infecção por SARS-CoV-2 teve início no passado dia 3 através de uma pessoa que contraiu o vírus junto de um familiar que reside noutro concelho e que acabou por contagiar os colegas de trabalho que coabitam na mesma residência. “Trata-se de um surto numa empresa do concelho da Lourinhã, no qual foram identificados 10 indivíduos a coabitarem e dois não coabitantes. Foram testados todos os 12 indivíduos, resultando 7 positivos e 5 negativos”, destaca a edilidade. Na sexta-feira, o SMPC da Lourinhã, após a verificação de falta de condições de isolamento dos casos positivos, activou a Casa do Oeste, em Ribamar, para o confinamento dos casos positivos. Nesse dia foram isolados neste espaço os primeiros três positivos identificados e, no sábado, os restantes quatro positivos. A Cruz Vermelha Portuguesa tem estado a fazer o acompanhamento clínico dos casos positivos. “O surto continua ainda activo e, nesta segunda-feira, foi registado o primeiro caso curado”, revelou João Serra.

Segundo dados da Autoridade Local de Saúde reportados ao último domingo, para além dos 50 casos activos, estão presentemente 183 pessoas no concelho em isolamento, 124 em confinamento obrigatório (vigilância activa efectuada pela Autoridade de Saúde), 59 em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 10 em vigilância passiva. Sem nenhum doente internado em Unidades de Cuidado Intensivo, estão registadas até ao momento três mortes vítimas da pandemia. Até ao momento foram diagnosticados um total de 170 casos activos, dos quais 117 recuperaram da infecção. A Autoridade Local de Saúde emitiu até ao momento 576 certificados de isolamento profiláctico.

Ainda segundo a Autoridade Local de Saúde, entre os dias 2 e 8, registou-se uma média de 4,86 casos por dia de Covid-19. No concelho, o número diário de novos casos e o número de casos identificados com relação epidemiológica, que envolve familiares e ou coabitantes, foi assim registado pelas autoridades: dia 2 - 4 novos casos: 3 com ligação a 1 caso; dia 3 - 3 novos casos: 1 com ligação a 1 caso; dia 4 - 4 novos casos: 2 com ligação a 2 casos diferentes; dia 5 - 4 novos casos; dia 6 - 3 novos casos: 2 com ligação a 1 caso); dia 7 - 12 novos casos: 7 com as seguintes ligações: 4 a 1 caso; 2 a 1 caso; 1 a 1 caso); dia 8 - 4 novos casos: 1 com ligação a um 1 caso).

Texto: ALVORADA