Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Tomaram posse os órgãos sociais da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã

CCAML 2020 1

Os órgãos sociais da CCAML - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã, eleitos na assembleia geral de 12 de Dezembro de 2018, foram finalmente empossados no passado dia 10, quinta-feira, numa sessão que decorreu no salão nobre da sede da cooperativa bancária, após a instituição ter recebido finalmente ‘luz verde’ do Banco de Portugal.

Este atraso de mais de ano e meio ficou a dever-se à falta de autorização do Banco de Portugal que, no âmbito do pedido de autorização para o exercício de funções solicitado pela CCAML, foram suscitadas pela instituição reguladora do sector bancário questões referentes à composição geral da lista apresentada aos vários órgãos sociais. Em causa esteve o processo de avaliação da adequação dos membros dos órgãos sociais da cooperativa, nomeadamente quanto a aspectos como a idoneidade, disponibilidade, experiência e ainda conflitos de interesse. Os órgãos sociais cessantes continuaram, neste período, a assegurar o funcionamento normal da cooperativa.

Tal como noticiámos na altura, José António dos Santos foi reconduzido para mais um mandato como presidente do Conselho de Administração da CCAML. Em declarações ao ALVORADA, o empresário explicou que houve dificuldade na constituição do Conselho Fiscal. “As pessoas têm que ter, segundo a legislação, competência suficiente para exercerem os cargos e não é fácil arranjar um conjunto de pessoas que estejam disponíveis para servir esta casa”, destacou. Ainda de acordo com José António dos Santos, “as exigências do Banco de Portugal são hoje muito maiores e nunca tínhamos tido este problema, que atingiu muitas Caixas Agrícola do país, algumas das quais - mais de trinta - ainda não receberam autorização para a tomada de posse”.

Os novos órgãos sociais da CCAML para o triénio 2019/2021 são os seguintes:

Assembleia Geral - Presidente: José Nuno Leitão; vice-presidente: Carlos Alberto Santos; secretário: Fernando Mateus Silva Nunes.

Conselho de Administração - Presidente: José António dos Santos; vice-presidente: António Augusto Mateus; vogais-executivos: João Cipriano Gomes e Sónia Murgeira dos Reis; vogal: Alfredo Manuel Santos.

Conselho Fiscal - Presidente: Patrique Pereira Damião; vogais: João Picão de Oliveira e Dora Almeida Agostinho; suplente: Marisa Cruz Carreira.

ROC - Revisor Oficial de Contas - Nunes Cameira & Associados - SROC, Lda (efectivo) e Eduarda Maria Pereira da Costa (suplente).

Pode ler esta notícia mais alargada na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA