Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

FIA: Lourinhã representada em Lisboa no espaço da OesteCIM da maior feira de artesanato da Península Ibérica

fia 24 dr

O concelho da Lourinhã está presente na FIA - Feira Internacional do Artesanato de Lisboa, que decorre até domingo nos pavilhões da FIL, em Lisboa. A mostra sobre o nosso concelho está integrada no stand da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que conta com um espaço de 144 m², onde os visitantes podem descobrir a herança cultural, o artesanato e as tradições singulares dos vários concelhos oestinos. No passado fim-de-semana, o Município da Lourinhã esteve representado através dos artesãos do espaço ‘RuiArt’.

A maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, conta este ano com um espaço de mostra ao público de 30.000 m². Além do artesanato, a feira oferece uma diversificada área gastronómica com tasquinhas e restaurantes, um cartaz musical diário e ‘workshops’ temáticos. No primeiro Pavilhão da FIA, está representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o país, bem como uma exposição do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Na sua página da internet, a OesteCIM refere estar preparada para mostrar “o melhor da nossa região” no seu stand. “Venha conhecer a riqueza das nossas tradições, a criatividade dos nossos artesãos e o sabor autêntico da nossa gastronomia. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer o património cultural do Oeste e explorar produtos regionais de excelência”.

Promovida pela Fundação AIP - Associação Industrial Portuguesa, em colaboração com o IEFP, a Feira Internacional do Artesanato arrancou no último sábado.

Nesta 36ª edição estão presentes mais de 500 expositores e cerca de 30 países, entre os quais África do Sul, Brasil, Costa do Marfim, Cuba, Egipto, França, Índia, Indonésia, Itália, Madagáscar, Marrocos, Moçambique, Nepal, Peru, Quénia, República Democrática do Congo, Senegal, Tunísia ou Zimbabwe.

O Município de Óbidos está presente neste evento pela primeira vez com um espaço dedicado ao município, refere numa nota de imprensa enviada ao ALVORADA. “A este certame, um dos mais aguardados do ano no calendário da FIL, Óbidos levou consigo cultura, pessoas, as artes e os ofícios que caracterizam e representam o riquíssimo património obidense”, destaca a edilidade. O espaço obidense dá a conhecer e apreciar ourivesaria artesanal assinada pela Modartt - Craft Design e pela Majowski Jewellry, azulejos pintados à mão com a assinatura de artesãos da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, trajes medievais e coifas pelas marcas Sartor e Metamorphosys, peças em verguinha pela Oficina do Barro, bordados pela Bordar Óbidos, e ainda alguns instrumentos Luthier.

Texto: ALVORADA
Fotografia: OesteCIM