Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Adega d’Arrocha e Quinta do Rol distinguidas no Concurso Vinhos de Lisboa 2024

adega darocha concurso 2024

A CVR - Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa distinguiu este sábado à noite, no Concurso Vinhos de Lisboa 2024, duas empresas vitivinícolas do concelho da Lourinhã: a Adega d’Arrocha e a Quinta do Rol.

A Adega d’Arrocha, de Ribamar, levou para casa três distinções: Grande Ouro e Melhor Branco (Branco Reserva 2022, Fernão Pires, IGP - Indicação Geográfica Protegida) e Ouro (O Vale, Tinto Grande Reserva 2021, Touriga Nacional, Castelão e Cabernet Sauvignon, IGP).

Já a Quinta do Rol, na Ribeira de Palheiros, arrecadou também o galardão Grande Ouro (Aguardente Vínica XO, DOP - Denominação de Origem Protegida Lourinhã).

O Concurso Vinhos de Lisboa 2024 decorreu na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, com destaque para a distinção de quatro vinhos com o Prémio Excelência, o mais importante galardão do concurso, e para a eleição do ‘Melhor Arinto’ (CH by Chocapalha Branco, Vinhas Velhas 2020, Arinto, IGP Quinta de Chocapalha) e do ‘Melhor Leve Lisboa’ (Sottal Branco Leve 2023, Moscatel - Graúdo , Arinto, IGP, Quinta do Sanguinhal - Bombarral).

Foram atribuídas 17 medalhas de prata, 25 medalhas de ouro e quatro medalhas Grande Ouro, tendo igualmente sido premiados a ‘Melhor Carta de Vinhos em Restaurantes de Hotel’, o ‘Melhor Enoturismo’, o ‘Evento do Ano’, o ‘Mérito Enogastronómico’ e o ‘Mérito Carreira’.

quinta do rol concurso 2024

O Prémio Excelência visou cinco categorias especiais: ‘Melhor Leve Lisboa’, atribuído ao Sottal Branco 2023 (Quinta do Sanguinhal); ‘Melhor Branco’, entregue ao Adega d’Arrocha Fernão-Pires Reserva 2022 (Adega d’Arrocha); ‘Melhor Tinto’, conquistado pelo Casa Santos Lima Reserva 2020 (Casa Santos Lima); ‘Melhor DOP’ e ‘Melhor Vital’, atribuídos ao Casa das Gaeiras Vital Vinhas Velhas Branco Reserva 2018 (Casa das Gaeiras).

Ainda no que respeita a prémios especiais, o ‘Melhor Arinto’ foi atribuído ao CH by Chocapalha Branco 2020 (Quinta de Chocapalha), e o ‘Vinho Revelação’ ao Trincadeira Branca (Quinta do Lagar Novo).

Destaque ainda para o ‘Top 5 Arinto’, composto pelos vinhos Caves Dois Portos Branco Reserva 2023 (Adega Cooperativa de Dois Portos), AdegaMãe Branco 2019 (AdegaMãe), Morgado de Bucelas - Cuvée Branco 2022 (Boas Quintas), Morgado de Santa Catherina Branco 2022 (Sogrape) e Prova Régia Branco 2023 (Sogrape), assim como para o ‘Top 5 Leve Lisboa’, constituído pelos vinhos Além do Rio Rosé 2023 (Adega Cooperativa de Azueira), Mirante Branco 2023 (Adega Cooperativa de Carvoeira), Solar da Marquesa Rosé 2023 (Casa Agrícola Nicolau, Cadaval) e Feitores Branco 2022 (Feitores, Bombarral).

A AdegaMãe foi a grande vencedora do prémio ‘Melhor Enoturismo’, tendo o prémio ‘Evento do Ano’ sido entregue ao Alma do Vinho de Alenquer. O Restaurante Aurea (Lisboa) - Art Legacy Hotel foi distinguido com o prémio ‘Melhor Carta de Vinhos em Restaurantes de Hotel’. Por fim, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, sediada nas Caldas da Rainha, foi distinguida com o prémio ‘Mérito Enogastronómico’, tendo o ‘Mérito Carreira’ sido atribuído a António Bernardino Paulo da Silva Chitas, que dedicou a sua vida à vitivinicultura na região de Colares.

Com sede em Torres Vedras, a CVR Lisboa é uma associação de carácter interprofissional, tendo por missão assegurar o controlo, a certificação e a defesa, promoção e dinamização do enoturismo dos Vinhos da Região de Lisboa. A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa engloba os Vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas D’ Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais a totalizar cerca de 66 milhões de garrafas, exportando 80% para cerca de 100 países.

Texto: ALVORADA com comunicado da CVR Lisboa
Fotografias: Paulo Ribeiro/ALVORADA