Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

AMAL recebe projecto ‘Escola da Lama - Teatropia’ promovido pelo Município da Lourinhã

cml

Após uma primeira abordagem experimental em 2023, o Município da Lourinhã vai voltar a promover o ‘Escola da Lama - Teatropia’, um projecto dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 20 anos, onde, através do teatro, estas consigam encontrar estímulos para a criatividade, o diálogo e a experimentação, servindo como uma espécie de escola emocional, mental, intelectual e curativa.

O projecto será dinamizado pela actriz e encenadora lourinhanense Ana Rosa Abreu, licenciada em Teatro pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, e decorrerá na Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), todas as quartas-feiras, entre as 14h00 e as 18h00, sem necessidade de inscrição prévia.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia refere que ao longo do tempo, Ana Rosa Abreu “vai criar um espaço seguro onde se aprende e cresce individualmente e em conjunto, indo ao encontro das necessidades dos jovens participantes, de forma a auxiliá-los a ultrapassar barreiras, nomeadamente, fricções sociais, onde, utilizando ferramentas sensoriais, como a visão e a escuta, e competências, como a filtragem de conteúdos, a autoconfiança, a sensibilidade, o entendimento, o discernimento, a capacidade de decisão, a inclusão e a abordagem dos vários problemas que assombram o quotidiano a curto e longo prazo, de diferentes formas”.

Deste modo, adianta o comunicado, através do teatro, pretende-se que os alunos encontrem “a sua verdadeira essência”, um propósito, o “tratar do seu quintal interior e arrumar bem a casa mental”, para que em cada individualidade equilibrada habite uma comunidade educada, altruísta, tranquila e preparada para tudo.

Em 2023 frequentaram esta acção em formato integral, 12 jovens. Para integrar este projecto, basta aos interessados comparecerem nas instalações da AMAL, no dia 24 de Janeiro, às 14h00.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)