Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Pastoral Penitenciária adia encontro nacional previsto para Fevereiro em Fátima

santuario de fatima

A Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária anunciou hoje o adiamento, para data ainda a definir, do XVII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, previsto para decorrer em Fátima em Fevereiro, devido à situação pandémica que se vive no país.

O encontro, agendado inicialmente para os dias 4 e 5 de Fevereiro, vai ter como tema 'Eu sou o caminho! Comunhão, Participação e Missão', estando a presidência a cargo do bispo auxiliar de Lisboa Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Segundo uma nota da Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, o evento “tem como destinatários todos aqueles que estão envolvidos ou se interessam pelas questões” daquele ramo da pastoral.

O encontro anterior realizou-se em 10 de Julho de 2021, no formato ‘online’, devido à pandemia de Covid-19, tendo a constituição de equipas de voluntariado em todas as dioceses do país até 2023 sido definida como um dos objectivos da Pastoral Penitenciária.

O acompanhamento das pessoas em reclusão domiciliária, sujeitos a pulseira eletrónica, foi outra das preocupações apontadas na ocasião, que foi aproveitada pelo bispo Joaquim Mendes, que é também o responsável pastoral pela Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa em 2023, para deixar o desejo de ver os reclusos jovens envolvidos na caminhada até àquele evento que será encerrado pelo papa.

A Covid-19 provocou em Portugal, desde Março de 2020, a morte a 19.613 pessoas e foram contabilizados 2.254.583 casos de infecção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)