A mais bela primavera: Cristo Ressuscitou!
- Categoria: Editorial
Cristo Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, dá-nos a Vida Eterna! N’Ele acontece a verdadeira primavera da nossa vida. N’Ele tudo renasce, e onde antes reinava o triste inverno da morte, brilha agora o esplendor da Vida! A sua cruz é florida! A morte está vencida pelo poder incomensurável do Amor! Com Ele podemos renascer como as flores na primavera, porque o mesmo dom da graça é nos oferecido, sem mérito algum da nossa parte, mas pela misericórdia de Deus que nunca desiste de nos amar.
O mundo precisa de ser salvo. O homem sem Deus perde-se. Só a fé em Jesus nos capacita para vivermos na esperança, alimentados do Amor de quem nos chamou à vida, e nos aguarda na eternidade prometida. É fundamental que reconheçamos e acreditemos que é uma questão de vida ou de morte. Assim se canta na solene Vigília Pascal: “De nada nos serviria ter nascido, se não tivéssemos sido resgatados. Oh admirável condescendência da vossa graça! Oh incomparável predilecção do vosso amor! Para resgatar o escravo entregastes o Filho”.
A Páscoa é a celebração, no hoje da nossa existência, de como Deus tem poder para nos libertar do “Egipto” das vidas escravizadas pelas lógicas destruidoras de quem se cansa a fazer ‘tudo e mais alguma coisa’ para acabar tantas vezes de mãos vazias e coração desanimado. Na Páscoa podemos atravessar a pé enxuto, como o povo de Israel, o mar de todos os medos e desilusões com que tantas vezes somos confrontados, e se confiarmos verdadeiramente veremos como o Senhor destrói os inimigos da alma que nos querem aniquilar e impedir de sermos livres.
A humanidade precisa de ser redimida, curada de todas as doenças e feridas. As dúvidas e incertezas, as angústias e desilusões, as tragédias e horrores, as injustiças e violências, assustam-nos, talvez até nos façam duvidar e baixar os braços, mas importa olhar para quem abriu os braços no alto de uma cruz por cada um de nós. A cruz de Cristo é gloriosa porque nos abre a porta do Céu. A nossa peregrinação na terra continuará, certamente, a ser dura e exigente, mas com os nossos olhos colocados em Jesus ressuscitado, com o Amor de Deus nos nossos corações, experimentaremos uma alegria que não tem fim.
A Esperança Cristã nasce da vitória de Jesus. Viver na Esperança é buscar em cada circunstância da nossa existência as graças que brotam da Cruz Gloriosa e transformem a nossa vida. O Senhor é fiel. Jesus não nos engana. Sempre nos desafia a irmos mais longe, porque o horizonte da existência é a eternidade no seu Amor. Apesar de nos vermos rodeados, tantas vezes derrotados, pelo escândalo do mal, importa olhar para o Senhor e como São Tomé tocar as suas chagas, porque estas curam todas as feridas do pecado, por mais atrozes que possam ser, e nos dão a certeza de que é na sua Vitória que podemos vencer.
Precisamos da Paz do Ressuscitado! As guerras, os ódios, os ressentimentos, as mágoas, as angústias, só podem ser vencidas por Jesus. O encontro com Ele capacita-nos para a gratuidade do Amor, para o perdão que não merecemos, para nos darmos apesar dos nossos medos e egoísmos. Esta é a Páscoa das nossas vidas. Abramos as portas do nosso coração, para que Ele passe, nos arraste consigo e nos liberte de todas as ‘mortes’ para as quais julgamos não haver remédio. Acolhamos o seu Espírito para que brotem em nós os seus frutos, de amor, alegria e paz, os únicos verdadeiros e duradoiros.
Convido-vos a todos a participar na Eucaristia porque esta é o verdadeiro memorial da Páscoa. Quando nos encontramos ao redor da mesa da Palavra e do altar da Eucaristia é o Senhor que se faz presente. Ir à missa é sempre alimentar o desejo de que connosco e com os nossos aconteçam, verdadeiramente, as maravilhas da Páscoa. Ali sempre tudo se renova e recomeça como uma eterna primavera onde o Senhor nos concede a graça de nos oferecermos com Ele em sacrifício de acção de graças ao Pai. É a maravilha das maravilhas na qual a existência da humanidade inteira é redimida e Deus revela o quanto nos ama! O Senhor é bom! Verdadeiramente Bom!