Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Seca: Governo aumenta linha de crédito na agricultura para 50 milhões de euros

ministra da agricultura lusa 14032022

O Governo vai aumentar em 30 milhões de euros, para 50 milhões, a linha de crédito para o sector agrícola que foi lançada para fazer face à seca, anunciou hoje a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A medida foi anunciada numa conferência de imprensa conjunta com o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, no Ministério da Economia, em Lisboa, sobre os novos apoios adoptados no âmbito do conflito na Ucrânia, que fez disparar o preço das matérias-primas.

Maria do Céu Antunes disse que a linha de crédito inicialmente adoptada para responder à seca, de 20 milhões de euros, passará a ter uma dotação de 50 milhões de euros devido aos novos constrangimentos "para que todos os agricultores possam ter uma dotação adicional para tesouraria ou fundo de maneio".

No âmbito das medidas, a ministra da Agricultura disse ainda que o Governo está a trabalhar para uma "isenção ou redução" de tributação em sede de ISP - Imposto sobre Produtos Petrolíferos para o gasóleo colorido e marcado agrícola.

Além disso, Maria do Céu Antunes indicou que está em curso "a antecipação, até Maio, do pedido único", no valor de 500 milhões de euros em "pagamentos, medidas agroambientais e apoio às zonas desfavorecidas".

Na resposta para assegurar o provimento de bens alimentares, está ainda previsto um apoio à electricidade verde dirigido ao sector agrícola e pecuário, bem como uma linha de crédito para segmentos da suinicultura e leite cru no valor de 8,5 milhões de euros.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa