Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Portugal utilizou 80% da quota de pesca de raias e capturas podem ser proibidas

Raias PPCENTRO 9 JustDive

Portugal já utilizou 80% da quota de pesca de raias e raia curva, podendo vir a ser necessário encerrar estas capturas, avisou a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Para os devidos efeitos informa-se que, considerando os dados das capturas efectuadas pela frota portuguesa, das unidades populacionais de raias nas zonas oito e nove do ICES [Conselho Internacional para a Exploração do Mar], com o código SRX/89-C, a utilização da quota atribuída pelo regulamento (UE) 2021/92, na sua actual redacção, atingiu os 80%”, indicou, em comunicado, a DGRM.

Numa outra nota, esta direcção-geral adiantou que o país também gastou 80% da quota de raia curva. Assim, conforme alertou, a pesca destas espécies pode vir a ser proibida.

A DGRM é um serviço central da administração directa do Estado, tutelado pelo Ministério do Mar, com autonomia administrativa, que tem por objectivo o desenvolvimento da segurança e serviços marítimos, a execução das políticas de pesca e a preservação dos recursos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados