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‘Miss Tata’ é a nova marca colectiva apresentada pela associação Porbatata no MARL

Marca batata

‘Miss Tata - Batata portuguesa com certeza’ é o nome da Marca Colectiva de Promoção da Batata Portuguesa que foi apresentada nesta tarde de terça-feira no MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, no concelho de Loures, pela Porbatata - Associação da Batata de Portugal. Devido à pandemia a sessão foi muito restrita, por razões sanitárias, tendo sido apresentada em directo na rede social Facebook. Esta apresentação estava inicialmente agendada para decorrer em Espanha, no certame internacional ‘Fruit Attraction’, cuja edição deste ano foi cancelada em Madrid devido à pandemia.

A associação Porbatata, sediada na Lourinhã e liderada por Sérgio Ferreira, destacou esta marca colectiva pretende ser “a âncora para alavancar o sector” para “um produto de referência para o mercado internacional e que tenha repercussão no mercado nacional”. O dirigente associativo apelou aos associados para se unirem a este projecto, porque só a “união e coesão da fileira da batata” poderá “unificar e tornar mais forte a marca comercial” que passará a figurar nas embalagens de venda ao público.

A sessão contou com a participação, ‘online’, de vários convidados, nomeadamente de dois membros do Governo: João Torres (secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor), que abordou a ‘Importância da Internacionalização para a fileira da batata - O ponto de vista económico’, e Nuno Russo (secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural) que sublinhou a ‘Importância da Internacionalização para a fileira da batata - O ponto de vista agrícola’.

Houve ainda a oportunidade para ouvir Berta Redondo Benito, secretária Geral da Europatat (Associação Europeia para o Comércio da Batata), que tem em curso uma campanha europeia de promoção deste produto agrícola junto dos consumidores, orçado em cinco milhões de euros e que conta com apoio de 80% do orçamento da União Europeia. Para esta sessão foi ainda convidado Rui Paulo Figueiredo, presidente da Simab (Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores), que detém o MARL.

A Marca Colectiva de Promoção da Batata Portuguesa, desenvolvida pela agência de comunicação Evaristo, resulta do projecto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Este projecto prevê um investimento global de 352.988 euros e é financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais pormenores na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA