Programa Nacional de Regadios prolongado até 2028
- Economia
- 21/12/2023 15:21
O Conselho de Ministros decidiu prolongar o Programa Nacional de Regadios até 2028 e expandir a área intervencionada, foi hoje anunciado.
“Foi aprovada a resolução que prorroga a duração do Programa Nacional de Regadios até 2028, aumentando a ambição através de expansão da área intervencionada”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros, que não adianta mais detalhes.
O Programa Nacional de Regadios foi apresentado em 2018, com o objectivo de criar mais de 90.000 hectares de regadio até 2022, com um investimento público de 534 milhões de euros.
Este programa, que visa a expansão, reabilitação e modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas, é financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.
Ainda não é conhecida a expansão da área a ser intervencionada no âmbito deste plano. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em entrevista ao ALVORADA em Setembro, disse que esperava concluir o Plano Nacional de Regadio até 2025 e, neste documento, está o Plano de Eficiência Hídrica para o Vale do Tejo e Oeste, que incluirá “todos os instrumentos que temos de política pública para a próxima década”. Na altura, a governante anunciou que este plano avançaria em 2024 depois da conclusão do trabalho para Trás-os-Montes, para que esteja concluído no final do primeiro semestre do próximo ano.
Texto: ALVORADA com agência Lusa