Todo-o-Terreno: Baja Oeste de Portugal nas estradas da região até domingo passa também pelo concelho da Lourinhã
- Desporto
- 06/10/2023 18:08
Está já na estrada a Baja Oeste de Portugal, evento para motas e automóveis todo-o-terreno que, até domingo, vão percorrer cerca de 350 quilómetros de troços de sete concelhos que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste: Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Óbidos, Sobral de Monte Agraço, Azambuja, Alenquer e este ano também Lourinhã. Com organização da Escuderia Castelo Branco, estão inscritos cerca de 200 pilotos pelas diversas categorias e o quartel-general fica situado na vila do Cadaval, estando agendada para as 19h30 a apresentação oficial das equipas e membros participantes nesta edição, onde até domingo há tasquinhas e animação musical abertos ao público.
Esta terceira edição da prova automobilística internacional nas estradas oestinas conta, ao nível das motas, para a Taça do Mundo (FIM Bajas World Cup) e Campeonato Europeu (Baja European Championship), para além de estar inscrita nos Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno.
O programa teve início esta tarde para as motas com um prólogo de seis quilómetros na zona de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, que vai apurar a ordem de saída para a etapa de sábado, um troço de 194 km com partida do Cadaval e final em Sobral de Monte Agraço, com início às 7h45.
Já para os automóveis, está previsto para sábado de manhã o prólogo feito na véspera pelas motas em A-dos-Cunhados e à tarde a etapa entre a Sobrena - Casais do Brito, Vila Nova da Rainha, no concelho de Alenquer.
No domingo de manhã, as motas farão o percurso feito pelos carros na véspera, enquanto que estes cumprirão o percurso feito no sábado pelas motas, invertendo-se assim os trajectos.
Esta edição integra a ‘Mini-Baja’ para os mais jovens que estão a iniciar-se no desporto motorizado de todo-o-terreno, que no sábado de manhã farão o prólogo na zona de A-dos-Cunhados e á tarde o troço de 65 km entre Sobrena e a zona da Espinheira, perto de Alcoentre, no concelho de Azambuja.
A entrega dos prémios está prevista para as 15h00 de domingo no Cadaval, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa. Entre os pilotos inscritos há muitos que são da região Oeste. A organização envolve cerca de 350 pessoas e, para além da Protecção Civil de cada concelho atravessado pela prova, estão envolvidos cerca de 150 militares da GNR.
A competição passará pelo concelho da Lourinhã nas manhãs de sábado e domingo, concretamente por estradas da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e freguesias de Moita dos Ferreiros e Reguengo Grande. No concelho do Bombarral, a prova vai passar pelo Sanguinhal, Carvalhal, Barrolobo, Paul, Roliça, Cantarola, Gamelas e Quinta do Falcão, junto ao Estádio Municipal.
Texto: ALVORADA