Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Troféu Joaquim Agostinho vai para a estrada com 120 ciclistas e passa duas vezes pelo concelho da Lourinhã

GP Joaquim Agostinho apresentacao 2023

O 46.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho vai para estrada de 13 a 16 deste mês com duas passagens asseguradas pelo concelho da Lourinhã, onde terá pela segunda vez uma partida de uma das etapas. A competição foi apresentada esta tarde pela organização numa quinta vitivinícola do concelho torriense, perto da Ventosa, e vai contar com um pelotão de cerca de 119 corredores e 17 equipas (11 portuguesas), 6 delas são oriundas de Angola (1), Canadá (1) e Espanha (4).

Trata-se da competição portuguesa inscrita há mais tempo no calendário da UCI - União de Ciclismo Internacional, completando este ano quadro décadas de internacionalização, como fez questão de frisar na ocasião Francisco Manuel Fernandes, coordenador da Comissão Organizadora da prova torriense que é organizada pela UDO - União Desportiva do Oeste em parceria com o Município de Torres Vedras.

O Troféu Joaquim Agostinho arranca dia 13, quinta-feira, com o já habitual prólogo do Turcifal, estando a partida do primeiro ciclista agendada para as 17h00. A corrida percorre, ao longo de quatro dias, o território Oeste, com partidas e chegadas localizadas em Sobral de Monte Agraço, Foz do Arelho, Serra d’El Rei e no mítico circuito de Torres Vedras, que tem lugar dia 15, sábado, a partir das 14h35. A consagração do vencedor é no alto da Serra do Montejunto, após uma etapa com partida da Lourinhã, que regressa assim ao mapa do Troféu Joaquim Agostinho.

A 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras conta com um total de 494,2km, 2 prémios de montanha de 1.ª categoria, 1 prémio de montanha de 2.ª categoria; 7 prémios de montanha de 3.ª categoria, 13 metas volantes e 3 pontos quentes. O Troféu Joaquim Agostinho tem 5 camisolas de liderança: Camisola Amarela | Oeste Portugal (Geral Individual); Camisola Verde | Transportes Vilas Boas (Pontos); Camisola Azul | Rações Valouro (Montanha); Camisola Branca | Colchões Bom Repouso - (Metas Volantes); Camisola Laranja | IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude (Juventude).

A Organização do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho apela para a acção individual de cada interveniente no cumprimento das normas de segurança rodoviária, adoptando um comportamento adequado em prol da sua segurança e dos outros.

ETAPAS

Dia 13 - Prólogo | Turcifal - Turcifal, 8kms| partida 1.º corredor 17h00;

Dia 14 - 1.ª etapa| 12h00 Sobral Monte Agraço/15h45 Foz do Arelho, 156,7kms;

15 - 2.ª etapa |12h15 Serra d’El Rei/15h45 Torres Vedras, 143,7km (1.ª passagem meta às 14h35, circuito 4 voltas);

16 - 3.ª etapa | 11h15 Lourinhã/15h40 Alto de Montejunto, 185,8kms.

Equipas nacionais: ABTF Betão/Feirense; AP Hotels & Resorts Tavira/SC Farense; Aviludo/Louletano/Loulé Concelho; Credibom/ LA Aluminios/ Marcos Car; Efapel Cycling; Glassdrive/Q8/Anicolor; Kelly/Simoldes/Udo; Rádio Popular/Paredes-Boavista; Tavfer/Ovos matinados/Mortágua; Fonte Nova Felgueiras; Óbidos/Cycling Team; Portos Windmob.

Equipas internacionais: Bai/Sicasal/Petro de Luanda (Angola); Burgos BH (Espanha); Caja Rural/Seguros (Espanha); Electro Hiper Europa (Espanha); Equipo Kern Pharma (Espanha); X/Speed Unit (Canadá).

Texto: ALVORADA com comunicado da organização
Foto: Paulo Ribeiro/ALVORADA