Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Gastão Elias conquista maior vitória dos últimos quatro anos e meio no Del Monte Lisboa Belém Open

Gastao Elias 27092022

O tenista Gastão Elias celebrou, esta terça-feira, a primeira vitória de um jogador português no quadro principal de singulares da sexta edição do Del Monte Lisboa Belém Open, torneio combinado (ATP Challenger 80 e ITF W25) que a Federação Portuguesa de Ténis e a MP Ténis organizam, com os apoios do Município de Lisboa, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Junta de Freguesia de Belém, no CIF - Club Internacional de Foot-Ball.

De regresso ao ‘court’ central do clube que descreve como a sua segunda casa, o jogador da Lourinhã eliminou o primeiro cabeça-de-série, Pedro Cachin (actual 60.º classificado no ‘ranking’ ATP), depois de 2h55, pelos parciais de 6-2, 6-7(3) e 7-6(4).

Perante um adversário que atravessa a melhor fase da carreira (tem três títulos em sete finais Challenger esta época, para além de triunfos inéditos em Roland-Garros, em França, e no US Open, nos Estados Unidos da América), Gastão Elias agarrou-se ao seu espírito de sacrifício e deixou para trás a memória da última semana, quando perdeu em três ‘sets’ e 2h46 para o segundo favorito, Carlos Taberner, na primeira ronda do Braga Open. A recompensa foi a melhor vitória dos últimos quatro anos e meio em termos de ‘ranking’ do adversário (desde que a 19 de Fevereiro de 2018 venceu o também argentino Guido Pella, então 55.º, no ATP 500 do Rio de Janeiro, no Brasil).

“Foi bom voltar às vitórias contra um jogador do ‘top’ 100 mundial. Foi um excelente encontro, com alguns altos e baixos, mas que são normais em quase três horas. Fico muito feliz, de um modo geral competi bastante bem e consegui manter o meu nível médio de jogo alto durante a maior parte do tempo. Isso deixa-me ainda mais feliz do que ter ganho. Apesar de ter sido um encontro muito tenso e equilibrado, senti sempre que estava por cima do jogo. Ele só passava para a frente quando eu o deixava ou baixava a intensidade e a prova disso é que consegui sempre regressar ao encontro depois de sofrer o break”, explicou o desportista lourinhanense em conferência de imprensa.

Satisfeito por ter dado continuidade ao trabalho da última semana, o ex-‘top’ 60 sabe que o adversário que se segue - já na jornada desta quarta-feira - não vai facilitar-lhe a tarefa: trata-se de Luca Van Assche, francês de apenas 18 anos que ultrapassou a fase de qualificação com uma vitória sobre um português, Jaime Faria, e que já ocupa o 289.º lugar do ‘ranking’, sensivelmente um ano após ter ganho o torneio júnior de Roland-Garros, que o catapultou para a liderança da hierarquia mundial de sub 18.

Para além de ter sido o único jogador luso a obter entrada directa no quadro principal, Gastão Elias passou, também, a ser o único ainda em prova na variante de singulares. Isto porque no decorrer desta terça-feira outros dois jogadores ‘da casa’ foram eliminados: Pedro Sousa (actualmente na 501.ª posição do ‘ranking’) começou bem, mas cedeu por 4-6, 6-4 e 6-1 para o checo Vit Kopriva (154º); e Gonçalo Oliveira (384.º), que tinha passado as duas rondas de qualificação, perdeu por 7-5 e 6-4 com o francês Benoit Paire, ex-‘top’ 20 que actualmente figura na 165.ª posição.

No torneio feminino, Sara Lança (1210.ª) foi a primeira jogadora portuguesa a entrar em acção no quadro principal de singulares. A jogar em casa, a tenista de 25 anos ofereceu boa réplica a Cagla Buyukakcay (actual 321.ª classificada no ‘ranking’ e nº 60 em Setembro de 2016), mas a experiência da turca prevaleceu e permitiu-lhe impor-se por 7-5 e 6-1.

Francisca Jorge (304.ª WTA), Matilde Jorge (735.ª) e Ana Filipa Santos (907.ª) estreiam-se na variante de singulares daquela que é a segunda edição do Del Monte Lisboa Belém Open feminino.

Texto: ALVORADA com comunicado do Gabinete de Imprensa do Del Monte Lisboa Belém Open 2022
Fotografia: Sara Falcão/Gabinete de Imprensa do Del Monte Lisboa Belém Open 2022