Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Santa Cruz Ocean Spirit dedicou o dia à inclusão desportiva

Ocean Spirit 20072022 1

A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas está a decorrer na Praia do Mirante, em Santa Cruz, com um programa que demonstra que os desportos de ondas são para todos. Ao final da manhã desta quarta-feira, um grupo de utentes da APECI -Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras participou numa actividade de surf adaptado na piscina da Aldeia Neptuno, revela um comunicado da organização do evento torriense enviado ao ALVORADA.

Nuno Vitorino deu por terminada a sua carreira desportiva no ano passado. O pioneiro do surf adaptado em Portugal e atleta paralímpico esteve em Santa Cruz a acompanhar a actividade dinamizada pela SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado, a que preside, e explicou que momentos como este "tornam o desporto democrático. O desporto não tem de ser condicionado à condição física da pessoa e nós aqui abrimos a toda a gente".

Quem não podia concordar mais era Hugo Rocha, que começou a fazer surf adaptado há três anos, "por inspiração" da companheira. Depois de sair do mar da Praia do Mirante, o atleta da Associação Sealand contou que também pratica basquetebol em cadeira de rodas e anda de skate. Com uma prótese de um membro inferior, Hugo explica que fazer desporto "mudou completamente" a sua vida e que conta com o apoio fundamental da família, dos vizinhos e dos amigos.

No que toca à realidade do desporto adaptado no país, Nuno Vitorino não tem dúvidas de que ainda "há um longo caminho a percorrer. É [necessária] uma mudança de mentalidade, de paradigma, mas essencialmente é uma mudança de acessibilidades", acrescentou, aproveitando para lançar o repto: "o fundamental mesmo é tirar as pessoas de casa. Venham praticar desporto, seja surf, basquetebol, futebol. Porque quanto mais desporto fizerem, menos vão gastar em medicamentos".

Mais eliminações no Eurosurf Junior

Esta quarta-feira contou com novas rondas de repescagem no Eurosurf Junior, que se dedicou inteiramente ao surf apenas no palanque sul. Alemanha, País de Gales, Marrocos e Ilhas do Canal foram as selecções com mais baixas esta quarta-feira, num dia em que o quadro de repescagens avançou em todas as categorias: Sub-18 e Sub-16 masculino e feminino.

Ocean Spirit 20072022 2

Portugal fecha o dia com uma sensação agridoce. Martim Fortes foi eliminado na terceira ronda das repescagens Sub-16, numa das baterias com maior nível técnico deste Eurosurf Junior. Já Beatriz Carvalho passou nos dois testes de fogo, demonstrando estar mais do que à altura das suas duas baterias do dia. Ao vencer na segunda ronda de repescagens e ao passar em segundo na terceira ronda, a portuguesa garantiu a manutenção no surf Sub-18.

A competição regressa esta quinta-feira, com a chamada apontada para as 9h30. O dia começa com a terceira ronda do surf Sub-18 feminino.

Prossegue programa de animação nocturna

Na Aldeia Neptuno, esta quarta-feira são os Nu Bai Soundsystem a marcar o ritmo do Santa Cruz Ocean Spirit. Recorde-se que todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre, sendo uma organização do Município de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMTV
Fotografias: CMTV