Liga Mundial de Surf antevê um bom resto de prova no Meo Rip Curl Pro Portugal em Peniche
- Desporto
- 11/03/2024 12:51
A melhoria das condições de vento e ondulação permitiu que a prova da elite do surf regressasse hoje à praia de Supertubos, em Peniche, com o consultor da Liga Mundial de Surf a antecipar uma boa reta final da competição.
"A prova está a correr bem. A previsão também é boa para os próximos dias, melhorou em relação ao que estávamos a ver no princípio. Portanto, acho que vamos ter um bom desfecho do campeonato", antecipou à Lusa Miguel Fortes, 'surf advisor' da WSL.
Depois de ter sido realizada a primeira ronda masculina na quarta-feira, na praia de Supertubos, e após três dias sem competição por falta de condições, o segundo dia de acção decorreu na praia do Molho Leste, no domingo, e foi quase inteiramente dedicado à prova feminina, com a realização da ronda inaugural, da ronda de eliminação, em que ‘caiu’ a portuguesa Francisca Veselko, e dos 'oitavos'. A exceção foi a ronda de eliminação masculina.
"Tivemos duas tempestades que atrapalharam. Na última, estiveram ventos de 80 quilómetros por hora, e fomos obrigados a dar três 'lay days' [dias sem competição]. Depois, tivemos que levar o campeonato para um sítio alternativo, que foi o Molho Leste, mas o objectivo é fazer a prova em Supertubos", destacou Miguel Fortes.
O especialista tem como missão analisar as previsões e as condições dos fundos nas praias de Peniche, que, por serem de areia, vão mexendo e alterando a formação das ondas, e depois ajudar a WSL a definir os melhores dias e locais para colocar os surfistas na água. Outro factor que influencia a decisão passa pelas variações da maré, que levaram a que, hoje, a prova, que começou logo às 7h00 com a terceira ronda masculina, fosse interrompida por duas horas (entre as 9h00 e as 11h00).
Depois das eliminações de Francisca Veselko e Joaquim Chaves no domingo, nas repescagens, Portugal segue representado neste campeonato por Frederico Morais - o único português que integra o circuito mundial - e Matias Canhoto, ambos já qualificados para a terceira ronda e que vão defrontar o brasileiro Yago Dora (bateria oito) e o australiano Jack Robinson (bateria nove), respectivamente.
Hoje vão ser concluídas a terceira (ronda dos 32) e a quarta rondas (oitavos de final) do quadro masculino, segundo a informação oficial da WSL. Já os 'quartos', as 'meias' e as finais das provas masculina e feminina podem acontecer já na terça-feira, ou na quarta-feira, segundo a previsão de Miguel Fortes, apesar de o período de espera, que começou na passada quarta-feira e ir até sábado.