Volta à Espanha em Bicicleta passa pela região Oeste a 18 de Agosto
- Desporto
- 06/03/2024 23:54
A segunda etapa da 'La Vuelta' - Volta à Espanha em Bicicleta vai passar pela região Oeste a 18 de Agosto, com passagem por Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha e Alcobaça. Esta prova clássica ciclística, considerada a segunda maior do mundo a seguir à Volta à França, foi apresentada há dias na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL - Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, foi o autarca oestino que marcou presença na sessão. Citado num comunicado de imprensa da autarquia, declarou que “uma modalidade desta envergadura, com este compromisso, com este espírito de equipa, com esta dedicação, que o ciclismo representa, vai ao encontro da estratégia que Óbidos tem para o turismo”. O autarca disse que “a diferenciação em matéria de turismo e a sustentabilidade são pilares essenciais para o Município de Óbidos” e é, por isso, que dá muita “importância a uma prova deste tipo”. “Óbidos tem feito um trabalho notável na projecção turística e sinto alguma responsabilidade de projectar a Região Centro naquilo que é o contributo que Óbidos pode dar”, sublinhou.
Anabela Freitas, vice-presidente do Turismo do Centro, reforçou a ideia de que é “um privilégio” a região receber uma prova desta dimensão. “Onze concelhos da região Centro terão o privilégio de acolher a Volta à Espanha em duas etapas, mas os efeitos serão sentidos em todos os 100 municípios do território e em todo o país”, disse.
A primeira etapa da 'La Vuelta' começa em Lisboa e vai até Oeiras, dia 17 de Agosto, num contrarrelógio individual de 12 quilómetros. Já a segunda etapa, de montanha, com 191 quilómetros, começa em Cascais, dia 18 de Agosto, e termina em Ourém, passando pelo Oeste. Com uma distância de 182 quilómetros, a terceira etapa, dia 19 de Agosto, começa na Lousã e termina em Castelo Branco. A partir de dia 20, todas as restantes etapas da 'La Vuelta' são em território espanhol. Este será um dos maiores eventos desportivos a acontecer em Portugal, este ano, com transmissão para 190 países, alcançando 500 milhões de pessoas e com a cobertura de cerca de 1300 jornalistas de todo o mundo.