Gastão Elias nos quartos-de-final do Oeiras Indoor Open I
- Desporto
- 05/01/2024 10:19
Os portugueses João Sousa, Gastão Elias e Jaime Faria asseguraram hoje a passagem aos quartos de final do Oeiras Indoor Open I, torneio de categoria 50 do ATP Challenger Tour, que decorre no Complexo de Ténis do Jamor.
O primeiro representante nacional a garantir a manutenção na prova, organizada pela Federação Portuguesa de Ténis, foi o jovem Jaime Faria, de 20 anos, que levou a melhor diante do ucraniano Vadym Ursu (461.º no ranking ATP) em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-4. Agraciado com um ‘wild card’ para aceder ao quadro principal do Oeiras Indoor Open I, o lisboeta (410.º ATP) retribuiu o voto de confiança da melhor maneira, ao conseguir repetir a presença nos quartos de final de um challenger, pela segunda vez, depois do feito inédito em Braga, em 2023.
No próximo encontro, o jogador do Centro de Alto Rendimento do Jamor vai defrontar o experiente compatriota Gastão Elias (336.º ATP), depois da vitória deste frente ao turco Cem Ilkel, número 144 mundial, em duas partidas, por 6-4 e 6-2. Graças ao triunfo ante o terceiro cabeça de série em uma hora e 15 minutos, o tenista da Lourinhã, de 33 anos, vai jogar pela primeira vez com Jaime Faria, ficando garantida a presença de um jogador local nas meias-finais do primeiro challenger português da temporada.
Já João Sousa, antigo número 28 do mundo e actual 249.º colocado, encerrou a jornada de hoje no Jamor com um triunfo mais suado ante o britânico Paul Jubb, que só cedeu ao cabo de duas horas, pelos parciais de 7-6 (8-6) e 6-4. “Foi uma vitória muito complicada. É um jogador com muito talento. Ao princípio não me estava a sentir muito bem em campo, fui melhorando aos poucos o meu nível de ténis e no segundo set acho que fizemos um grandíssimo jogo”, comentou o minhoto, em declarações à Sportv TV, mostrando-se “contente com mais uma vitória em Portugal”. Depois de ter levado a melhor no ‘tie-break’ do primeiro parcial e de ter sido quebrado no nono jogo do segundo ‘set’ (4-5), o vimaranense e segundo cabeça de série conseguiu fazer o contra ‘break’ para encerrar o duelo e marcar encontro nos quartos de final com o polaco Maks Kasnikowski (324.º ATP), carrasco do também português João Domingues na segunda ronda.
O Oeiras Indoor Open I prossegue esta sexta-feira com o embate entre Elias e Faria a partir das 15h00, logo seguido do duelo entre João Sousa e Kasnikowski na luta pela qualificação para as meias-finais.