Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro vão decidir este domingo o título nacional no Bom Petisco Peniche Pro
- Desporto
- 28/10/2023 21:49
Este domingo é o dia da decisão do título nacional masculino no último dia do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e derradeira etapa da Liga MEO Surf que se realiza na Praia do Lagido, no Baleal.
Segundo a organização, o segundo dia de prova decorreu hoje com boas ondas de dois metros e vento ‘offshore’. “A elite do surf nacional enfrentou as condições de mar exigentes mostrando bom nível de surf onde as manobras críticas de rail fizeram a diferença para obter as melhores pontuações”, refere um comunicado da Associação Nacional de Surfistas enviado ao ALVORADA.
Num dia longo de acção foram para a água as baterias do Round 2 e 3 masculino e feminino tendo sido caracterizadas por muita expectativa e emoção com a disputa dos títulos nacionais masculino e feminino.
Francisca Veselko sagrou-se bicampeã nacional ao qualificar-se para as meias-finais do evento superando a sua adversária na disputa pelo troféu máximo do surf português, Gabriela Dinis. Este é o segundo título nacional para a surfista local da praia de Carcavelos depois de ter celebrado o mesmo feito em 2021. A actual campeã mundial júnior fecha assim um ano de ouro na sua carreira e na Liga MEO Surf onde dominou em termos de performance tendo mostrado uma consistência notável de nível de surf e resultados. Além de garantir o título, Veselko fez a melhor onda e score do evento chegando ao patamar da excelência com 8.75 e 13.75 pontos, respectivamente. Gabriela Dinis não conquistou o título, mas juntamente com Maria Salgado mostraram bom surf tendo sido duas das protagonistas deste dia com scores acima dos 11.00 pontos. Baterias das meias-finais femininas: Gabriela Dinis x Francisca Veselko; Maria Salgado x Erica Máximo.
No masculino, a luta pelo título nacional está ao rubro e tudo vai ficar decidido este domingo entre o líder do ‘ranking’ Go Chill, Joaquim Chaves e o actual campeão nacional, Guilherme Ribeiro. Joaquim Chaves venceu a sua bateria do Round 2 com 12.65 pontos e passou em 2º lugar no Round 3 com 8.25 pontos atrás de Martim Paulino que venceu com 8.35 pontos. Assim, continua a depender apenas de si próprio para conquistar o título nacional se chegar às meias-finais da prova. Guilherme Ribeiro, o outro candidato, fez a melhor onda e o melhor score do evento com 7.90 pontos e 15.55 pontos, respectivamente. O surfista da Costa de Caparica esteve em sintonia com as melhores ondas executando uma boa combinação de manobras e finalizações arriscadas. Em termos de destaques, João Roque Pinho efectuou um dos melhores scores da prova com 14.15 pontos e, juntamente com Francisco Ordonhas, formaram uma dupla de goofy footers que estiveram em evidência ao longo do dia mostrando boas manobras de rail carimbando a passagem para os quartos-de-final.
Baterias dos quartos-de-final masculinos: João Roque Pinho x Matias Canhoto; Guilherme Ribeiro x Francisco Ordonhas; Martim Paulino x Afonso Antunes; João Maria Mendonça x Joaquim Chaves.
Já no final do dia, Luís Perloiro e Gabriela Dinis venceram a Go Chill Expression Session masculina e feminina, respectivamente.
Está tudo a postos para um dia emocionante amanhã na Praia do Lagido. A chamada está marcada para as 8h30.
Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações): 3º dia - Domingo: 8h30 - ‘Call’ terceiro dia de competição; 13h30 - Finais do Bom Petisco Peniche Pro; 14h30 - Cerimónia de Entrega de Prémios.
O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO - disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!com o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.