Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Jornadas Europeias do Património com mais de 750 actividades entre hoje e domingo

DG Patrimonio Cultural

As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão decorrer entre hoje e domingo com mais de 750 iniciativas, na maioria gratuitas, em museus, monumentos e palácios de todo o país, este ano sob o tema 'Património Vivo', segundo a organização. Espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, vão estar abertos nestes dias com visitas, espectáculos, exposições, oficinas e conferências, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). 

Na região Oeste estão enumeradas 41 actividades em seis dos 12 concelhos da nossa região: Nazaré (1), Alcobaça (20), Caldas da Rainha (9), Peniche (7), Cadaval (1), Alenquer (1) e Arruda dos Vinhos (3).

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são apontadas como o evento cultural ligado ao património mais amplamente celebrado e partilhado, com cerca de 70 mil eventos organizados todos os anos, em mais de 50 países.

O objectivo é sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na protecção e valorização do património cultural europeu, com museus, monumentos e palácios nacionais, espaços históricos geridos por autarquias e entidades privadas a abrir portas nestes dias da iniciativa.

A DGPC recebeu na plataforma 'online' património.pt centenas de propostas de iniciativas a realizar por todo o país sob um tema que incentiva a explorar práticas, lugares e objectos da cultura local e regional.

Estas práticas e lugares têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam, sublinha aquela entidade, responsável pela coordenação das JEP em Portugal.

Entre as cerca de 750 actividades já inscritas na plataforma 'online', que terá actualização permanente está a iniciativa de hoje, por exemplo, no Museu da Renda de Bilros de Peniche vai ser inaugurada a exposição 'Florescer', pelas 11h00, com uma peça - aplicação em renda de bilros em formato floral, de grandes dimensões sobre estrutura de metal iluminada - produzida pelas rendilheiras da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche.

Em 2022, o tema das JEP foi dedicado ao 'Património Sustentável'.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)