Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Enfermeira lourinhanense lança ‘Manual do Cuidador da Pessoa com Parkinson’

livroparkinson

Está agendada para o próximo dia 26, sábado, a apresentação do livro ‘Manual do Cuidador da Pessoa com Parkinson’ que terá lugar na sala de conferências do Campus Neurológico, em Torres Vedras, a partir das 14h30. A sessão conta inicialmente com uma sessão aberta de esclarecimento a todas as pessoas, nomeadamente familiares e cuidadores. A enfermeira lourinhanense Marli Vitorino é a responsável pela publicação.

Este manual insere-se num conjunto de iniciativas educacionais dirrecionadas para os familiares e cuidadores da pessoa com Parkinson, fundamentado nas diversas áreas de intervenção. Contando a colaboração de profissionais de saúde especializados na doença de Parkinson, sob a coordenação do director clínico do CNS, Joaquim Ferreira e da enfermeira Marli Vitorino, a publicação pretende contribuir para que a complexidade desta doença seja de fácil compreensão por parte daqueles que com ela convivem directa ou indirectamente. Este conceito de multidisciplinaridade permite que o cuidador adquira conhecimentos fundamentais e acessíveis para o desempenho de uma assistência mais confiante e segura.

Os temas abordados neste manual visam dar resposta às dúvidas mais frequentes dos cuidadores (A Doença de Parkinson é hereditária?; Quando considerar o tratamento cirúrgico?; Quando levar a pessoa com Parkinson ao hospital?; Como lidar com as quedas?; Os cuidadores também adoecem?; entre outras), assumindo um importante e benéfico meio de adaptação para todos os que lidam diariamente com esta realidade.