Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Gouveia escolhido para organizar concurso 'Cidades do Vinho'

conjunto medalhas CCV

A Câmara Municipal de Gouveia revelou hoje que o município foi escolhido para organizar o IV Concurso Enológico Nacional 'Cidades do Vinho', a realizar de 9 a 12 de Maio de 2024.

Numa nota enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito da Guarda explicou que o Conselho Directivo da Associação dos Municípios Portugueses Produtores do Vinho aprovou a candidatura do município de Gouveia para a organização daquele certame. A decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião realizada na quarta-feira.

A Câmara de Gouveia explicou que o júri do concurso será presidido por António Ventura, enólogo português, actual presidente da Associação Portuguesa de Enologia e consultor na Provintage (winemaking consulting Company), empresa da qual é fundador.

De acordo com o município anfitrião, a Comissão de Honra será presidida por Vasco d’Avillez, personalidade que ocupou vários cargos no sector do vinho, incluindo a presidência da ViniPortugal e a direcção do grupo Symington, Port and Madeira Shippers.

A presidência da Comissão Científica será assegurada por António Sérgio Curvelo Garcia, investigador que exerceu funções em diversas organizações, como a International Organisation of Vine and Wine, o Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA), o Instituto da Vinha e do Vinho e a Associação Portuguesa de Enologia.

A iniciativa tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A terceira edição do concurso decorreu na região do Douro - Cidade Europeia do Vinho 2023, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, de 5 a 7 de Maio deste ano. O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), do Município de São João da Pesqueira enquanto anfitrião, entre outras entidades. Este concurso único em Portugal pretende promover os vinhos associados ao seu território e que os municípios se juntem aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios.

Texto: ALVORADA com agência Lusa