Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Depressão Celine afecta tempo no continente a partir da tarde de sábado e Madeira no domingo

IPMA chuva

A depressão Celine, associada a uma superfície frontal fria, vai afectar Portugal continental a partir da tarde de sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou hoje o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Celine, que às 13h00 de sábado “deverá estar centrada a oeste das Ilhas Britânicas”, irá condicionar, associada a uma superfície frontal fria, o estado do tempo em Portugal continental a partir da tarde. “Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral”, lê-se no comunicado.

Segundo o IPMA, a partir da tarde de sábado, a “superfície frontal fria começará a deslocar-se para sul”, originando “precipitação persistente, com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, à região Centro durante o dia 29 [domingo] e à região Sul entre a tarde de dia 29 e o início da manhã do dia 30 [segunda-feira]”.

Para sábado, o IPMA prevê também “rajadas de vento até 75 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas, em especial da região Norte, e agitação marítima com ondas de noroeste até seis metros de altura significativa, que deverão diminuir gradualmente de altura a partir da tarde”. “Prevê-se que a depressão Celine terá um impacto, embora indirecto, no estado do tempo no arquipélago da Madeira”, referiu ainda o IPMA, informando que “a superfície frontal fria associada a esta depressão deverá atingir o arquipélago” no domingo, com “aguaceiros que deverão ser localmente fortes e persistentes”.

Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos amarelo e laranja de precipitação, agitação marítima e vento, “aconselhando-se medidas de precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo, o acompanhamento das previsões meteorológicas e da actualização dos avisos”.

Em termo de precipitação, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo (entre as09h00 de sábado e as 3h00 de domingo), devido a chuva persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada, antecedidos de aviso amarelo desde as 18h17 de hoje. Avisos amarelos para precipitação foram também emitidos para os distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real (das 15h00 de sábado às 12h00 de domingo), Bragança (18h00 de sábado às 3h00 de domingo), Castelo Branco, Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém (3h00 de domingo às 00h00 de segunda-feira), Beja, Évora, Faro e Portalegre (15h00 de domingo às 6h00 de segunda-feira).

Os avisos laranja para agitação marítima foram emitidos para os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo (das 18h17 de hoje às 12h00 de sábado), devido a ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros. Para os distritos de Beja, Faro (das 18h17 de hoje às 18h00 de sábado), Setúbal (18h17 de hoje às 00h00 de domingo), Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo (12h00 de sábado às 6h00 de domingo) foram emitidos avisos amarelos para agitação marítima, devido a ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Os avisos amarelos para vento foram emitidos para os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, face à previsão de “vento de sudoeste com rajadas até 75 quilómetros/hora na faixa costeira e rajadas até 90 km/h nas terras altas”.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA emitiu aviso laranja para chuva na costa Norte, costa Sul, Porto Santo e regiões montanhosas (das 9h00 às 18h00 de domingo), devido a “precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, antecedidos de avisos amarelos também devido a chuva, por vezes forte, a partir das 3h00 de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: IPMA (arquivo)