Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Comitiva de Comércio Portugal-China visitou esta semana a região Oeste

China e OesteCIM

A Comitiva de Comércio Portugal-China foi recebida esta segunda-feira na sede da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, revelou a instituição oestina na sua página da internet e nas redes sociais. A visita, para a qual não foi convidada a comunicação social, “serviu para dar a conhecer o Projecto Oeste Smart Region e a estratégia de transição verde e digital da região (Oeste Green Deal, com o sector agroalimentar)”.

A OesteCIM informa que a delegação chinesa foi recebida pelo presidente do conselho intermunicipal Pedro Folgado, e pelo secretário-executivo, Paulo Simões. A comitiva integrou empresários e autoridades administrativas, incluindo o alto dirigente da cidade de Changchun, na Província de Jilin, da República Popular da China.

Depois da passagem pela OesteCIM, a comitiva visitou as instalações das empresas Granfer e Hiper Dolci, no concelho de Óbidos, cujo objectivo foi conhecer as entidades, as suas unidades de operação e os seus modelos de gestão na área agrícola e alimentar. De seguida, realizou-se um almoço no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, onde decorre o torneio internacional de ténis profissional ‘Caldas da Rainha Ladies Open’. “O almoço proporcionou a oportunidade de contacto com as empresas envolvidas no torneio e com as atletas da República Popular da China a competir na prova”, sublinha ainda o comunicado.

O encontro prosseguiu no período da tarde com visita às instalações da Smart Farm COLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, onde a comitiva chinesa foi recebida pela presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Durante a visita a comitiva conheceu a entidade, a unidade de investigação em Torres Vedras, os modelos de gestão aplicada e os serviços para a digitalização da agricultura. “O SFCOLAB é uma entidade de hélice quadrupla constituída por empresas privadas, instituições de investigação e universidades, visando a investigação aplicada (TRL 5-8), serviços para a digitalização da agricultura e abordagem dos actuais desafios das alterações climáticas, inteligência artificial e economia circular”, conclui a OesteCIM.

Texto: ALVORADA com OesteCIM
Fotografia: OesteCIM