Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Incêndio na Serra de Montejunto dominado pelos bombeiros voluntários

ANEPC

O incêndio que lavrava desde as 13h27 junto à serra do Montejunto, no concelho do Cadaval, ficou dominado pelas 17h50 e está em fase de resolução, disse fonte do Sub-comando de Operações de Socorro do Oeste. “O incêndio está em resolução desde as 17h51 e os trabalhos de rescaldo vão demorar durante a noite”, disse a mesma fonte. Foi dado por concluído pelas 18h27 e estiveram envolvidos 164 bombeiros, 47 viaturas e 4 meios aéreos. O incêndio esteve próximo de habitações, mas não chegou a ameaçá-las, nem obrigou ao corte de estradas, acrescentou a fonte. As chamas consumiram área florestal na localidade da Póvoa (Alto da Pedreira), na freguesia de Cadaval e Pero Moniz, estando por contabilizar a área ardida.

Outros dois focos de incêndio deflagraram hoje em localidades próximas da Serra do Montejunto, estando em rescaldo. Um dos fogos deflagrou pelas 12h11 na Bairrosa, na freguesia de Lamas e Cercal, também no concelho do Cadaval, tendo sido dado por concluído às 14h56 e envolvido 41 operacionais e 12 veículos. Um outro começou pelas 13h58 na Rechaldeira, freguesia de Vila Verde dos Francos, do concelho de Alenquer, tendo mobilizado 20 bombeiros, 7 viaturas e 1 meio aéreo.

No mês passado, a Serra do Montejunto foi fustigada por dois grandes incêndios, o último dos quais ocorreu há duas semanas e chegou a mobilizar 13 meios aéreos, mais de 500 operacionais e centena e meia de veículos. Nos dois incêndios, arderam 402 hectares, disse na altura o comandante regional Carlos Silva à agência Lusa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa