Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Avaliadores da UNESCO agradados com o que viram esta semana no aspiring Geoparque Oeste

Geoparque avaliacao 2023 1

Chegou ao fim esta sexta-feira a missão de avaliação da UNESCO ao aspiring Geoparque Oeste. Entrevistados pelo ALVORADA ao fim da manhã no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, que funciona no antigo posto da Guarda-Fiscal de Porto Novo, os dois avaliadores internacionais comprovaram no terreno o que está mencionado na candidatura apresentada pela AGEO - Associação Geoparque Oeste. E parece estar tudo bem encaminhado para o sucesso da candidatura.

Acompanhado pela equipa e autarcas que integram a AGEO e autarcas, o grego Ilias Valiakos, que veio a Portugal acompanhado do brasileiro Allyson Pinheiro, referiu que “vimos exemplos muito bons como poderá funcionar o geoparque, concretamente na vertente colaborativa com os parceiros, pois trabalham de uma forma muito próxima com as comunidades locais, que é o que estávamos à espera, porque é essa a definição de um geoparque”.

Recorde-se que os dois avaliadores visitaram, ao longo desta semana, 22 locais dos concelhos que integram a candidatura da AGEO a geoparque mundial da UNESCO: Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha. Ainda segundo Ilias Valiakos, “há um grande potencial para o futuro geoparque porque está estrategicamente localizado no país, que poderá atrair visitantes nacionais e estrangeiros, estando muito perto de Lisboa”.

Agora os dois auditores, segundo Ilias Valiako, vão ter “a grande responsabilidade de reportar à UNESCO o que aqui vimos e é com base no nosso relatório - com muitos aspectos positivos e algumas observações - que o conselho da UNESCO decidirá na reunião que se realizará em Marrocos, em Setembro, se aprova ou não a candidatura” oestina. Caso seja aprovada a candidatura nesta reunião, a mesma será submetida a ratificação pela assembleia geral da UNESCO que vai realizar-se no próximo ano, em local a designar oportunamente. “Se tudo correr bem, em Abril de 2024 será criado, como todos desejam, o Geoparque Oeste”, frisou o avaliador.

Ler reportagem desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA