Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Serviços Municipalizados de Peniche dotados de sistema de informação geográfica cadastral

Sistema Abastecimento Agua CMP

Os Serviços Municipalizados de Peniche, no âmbito da aprovação da candidatura a fundos comunitários intitulada ‘Elaboração do cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas de água e saneamento’, possuem agora o sistema de informação de geográfica cadastral (SIG). Esta ferramenta dos SMAS de Peniche faz o registo de todas as infraestruturas por si geridas, nomeadamente as redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, assim como os respectivos acessórios das redes.

O Município de Peniche refere num comunicado enviado ao ALVORADA que os dados recolhidos estão a ser utilizados pelos SMAS de Peniche como suporte à tomada de decisões sobre planeamento, gestão e manutenção das infraestruturas, como seja de avarias, construção, renovação e reabilitação da rede.

De acordo com a edilidade penichense, esta operação representou um investimento elegível de 225.205,82 euros, cofinanciado à taxa de 85% no âmbito do Programa Operacional POSEUR/Portugal 2020, com verbas do fundo de coesão da União Europeia, o que se traduz numa comparticipação comunitária de 191.424,95 euros.

Segundo o administrador-delegado dos SMAS, Samuel Dinis, “a possibilidade que os SMAS de Peniche tiveram em informatizar todas as redes de abastecimento e saneamento, trouxe um maior conhecimento infraestrutural do património a cargo desta entidade gestora e, com isso, um enorme ganho na eficiência da exploração e gestão dos recursos disponíveis. Igualmente, o facto de o cadastro elaborado ter a possibilidade de integrar um sistema de informação geográfico possibilitou, desde já, a sua interligação com o programa associado à gestão comercial dos utilizadores finais e, num futuro próximo, um programa de gestão patrimonial de infraestruturas, com supervisão e controlo de perdas reais, planeamento de renovação da rede e gestão avançada do parque de contadores”.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMP